Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Clube de Libras

Área do conteúdo

Manual do(a) Líder

Atualizado em 16abr2021

 

1) Introdução

Este breve manual tem o objetivo de esclarecer as atribuições que os bolsistas e voluntários deverão desenvolver durante os clubes.
.
Sendo ou não discentes da UFC, os voluntários, como os bolsistas, devem estar cientes de que o Projeto Clube de Libras UFC é uma ação extensionista formalizada junto à Pró-Reitoria de Extensão da UFC. As ações extensionistas visam a interação dialógica com a sociedade, o impacto e a transformação social por meio de suas atividades, a interdisciplinaridade, a indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão (vide postagens Extensão, Ensino e Pesquisa deste site) e o impacto na formação do estudante (UFC, 2014).
.
A equipe atual do Projeto está divulgada neste link, e a seguir alguns detalhamentos sobre o Projeto serão abordados.
.
.

2) Glóssário do Clube de Libras UFC
Projeto Clube de Libras UFC: projeto de extensão da UFC iniciado em 2020, cujo objetivo é a difusão da Língua Brasileira de Sinais. “Clubes” de Libras são organizados a partir das demandas de assuntos que chegam à Coordenação do Projeto atentando para as áreas de afinidade dos bolsistas e voluntários que conduzirão os encontros. Não é um curso, é uma articulação de interessados no aprendizado e treinamento de Libras.

Clube: grupo de pessoas (Participantes) que se inscrevem e que se reunirão, de modo presencial ou remoto, em um período de tempo  estipulado (em geral, 9 a 11 encontros).

Clube aberto: dirigido a qualquer interessado(a) na temática do grupo de estudo em questão.

Clube restrito: dirigido a grupos específicos que demandaram temáticas para a Coordenação do Projeto, ou cuja necessidade foi percebida e assim o clube foi estruturado.

.
Temática do Clube: sinais da área de conhecimento de foco do grupo (ex.: Básico em Libras, Área da Saúde etc.).
.

Pilares da Metodologia da Aprendizagem Cooperativa

#PraCegoVer #PraTodosVerem – descrição: figura dos Pilares da Metodologia da Aprendizagem Cooperativa aplicados ao Clube de Libras UFC, incluindo os elementos: História de Vida, Interdependência Positiva, Responsabilidade Pessoal, Interação Promotora, Habilidades Sociais e Processamento de Grupo.
Metodologia da Aprendizagem Cooperativa: é a metodologia utilizada pelo Projeto. No escopo desta teoria, o  aprendizado é entendido como um processo eminentemente colaborativo, abrangendo também os aspectos de responsabilidade individual e o desenvolvimento de habilidades sociais, sempre visando os ganhos coletivos que beneficiam os indivíduos envolvidos [mais detalhes neste link].

.
Encontros: são os momentos de interação entre o(a) líder e os participantes, que têm a duração prevista de 60 minutos. Os encontros podem ser presenciais ou remotos, e se remotos, podem ser síncronos (acontecem em tempo real, via Google Meet ou plataforma correspondente) ou assíncronos (acontecem por meio de interações sequenciadas, que podem não ser imediatas). No caso dos encontros assíncronos do Clube de Libras UFC, nos horários agendados o(a) líder ficará à disposição dos participantes para a resolução de dúvidas e para a devolutiva das tarefas encaminhadas.
.

Integrantes: aqueles que compõem o time fixo do Projeto [neste link], ou seja, os componentes da coordenação do Projeto e os líderes.

Coordenação: Coordenadora, Vice-Coordenador e Docentes do Projeto.

Líder: bolsista ou voluntário(a) que conduz o clube a partir das diretrizes recebidas da Coordenação do Projeto.

.
Participantes: aqueles que se inscreveram para compor o clube com o objetivo de aprenderem e praticarem a Língua Brasileira de Sinais. Podem ser indivíduos com ou sem vínculo com a UFC.
.
.

3) Fluxo de Atividades dos Líderes

Fluxo das Atividades dos Clubes de Libras

Imagem: Fluxo das Atividades dos Clubes de Libras – Planejamento, Execução, Acompanhamento, Avaliação e Inovação


Em linhas gerais, são cinco as etapas referentes às atividades do Projeto Clube de Libras UFC:
.
PLANEJAMENTO: os líderes devem planejar suas rotinas pessoais considerando-se os horários em que se comprometeu para as atividades do Clube que vai conduzir. E, em relação ao que será executado no Clube, os líderes devem desenvolver organização e disciplina. A coordenação do Projeto criou o formulário Agenda que alia o planejamento, a execução e o acompanhamento de todas as atividades de um Clube.
.
EXECUÇÃO: a condução do clube com o apoio da Coordenação do Projeto, em caso de dúvidas ou problemas. O formulário Agenda (vide no próximo tópico) é essencial para o registro das atividades que são realizadas e planejadas.
.
ACOMPANHAMENTO: por meio do formulário Agenda, os líderes podem registrar a presença e as atividades dos participantes, o que será necessário para a tabulação dos dados no final de cada clube. Estes dados são úteis para a elaboração de relatórios e artigos.
.
AVALIAÇÃO: tanto os participantes poderão expressar suas considerações sobre o período do clube, como também os líderes em seus respectivos formulários de avaliação.
.
INOVAÇÃO: os dados obtidos no processo de Avaliação serão analisados, e assim medidas inovadoras poderão ser implementadas visando o aprimoramento contínuo das atividades do Projeto Clube de Libras UFC.
.
IMPORTANTE: as atividades acima devem ser sempre realizadas atentando-se à segurança da informação. É muito importante zelar pelas senhas e pelos acessos às contas utilizadas no Projeto em várias plataformas. Por isso, todos os integrantes do Projeto devem realizar uma leitura minuciosa da Cartilha de Segurança para Internet [neste link].
.
.
As atribuições de praxe dos líderes dos clubes estão detalhadas a seguir:
.

*3.1) Antes do início dos Clubes

• Comunicar à Coordenação do Projeto as datas e horários disponíveis para a atuação no Clube de Libras UFC.
• Após o fechamento do período e da temática do Clube, preparar a AGENDA do mesmo [vide modelo clicando no botão amarelo à direita], a qual também será atualizada na duração do Clube. Esta agenda deverá ser enviada, com os dados básicos, para a Coordenação do Projeto, a qual a configurará para ser on-line, e assim as próximas atualizações deverão ser feitas no modo virtual.
• A bolsista deverá checar, todos os dias, o Instagram do Projeto, e responder as demandas que surgirem nesta plataforma. Esta atividade deverá ser executada durante o período da bolsa.
• Consultar e, quando possível, incluir mais conteúdo na Biblioteca Virtual do Projeto [link privativo da Coordenação e dos Líderes do Projeto].
• Verificar, na postagem “Preparativos para cada Clube” (clicar no banner à direita) outros procedimentos necessários.
.
.

3.2) Durante os Clubes

» PRIMEIRO ENCONTRO SÍNCRONO:
• Palavra dos representantes da Coordenação do Projeto (incluindo breve histórico do Projeto).
• Apresentação pessoal do(a) Líder (incluindo sua jornada pessoal com a Libras).
• Explicação da metodologia dos encontros e dos pilares da Aprendizagem Cooperativa.
• Realização da chamada e informação sobre a tarefa a ser realizada (utilização do Formulário Agenda).
• Ao final, pedir para os participantes ligarem as câmeras, quem assim quiser, para as despedidas do encontro.
.
.
» ROTINA DE ATUALIZAÇÃO DO FORMULÁRIO AGENDA:
Estes são procedimentos FUNDAMENTAIS para o acompanhamento do Clube.
ATUALIZAÇÃO: semanal, ou mais vezes, conforme for preciso. Ex.: cada vez que a chamada for registrada, deve-se salvar o arquivo e fazer o upload do mesmo na pasta/diretório do Clube a que ele se refere.
.
CATALOGAÇÃO: cada vez que este documento for atualizado, deverão agregar ao final do nome do arquivo a data em que foram incluídas mais informações (planejamento de vídeos, chamada semanal etc.), ficando assim: clibrasufc-form-agenda-c2021-3-update22abr2021
Esta parte em negrito ficará sendo alterada em conformidade com o dia em que se salvou o arquivo.
Obs.: Se houver 2 alterações em um mesmo dia, pode utilizar o final p2, p3, p4… conforme a necessidade – ex.: clibrasufc-form-agenda-c2021-3-update22abr2021-p2
.
PROCEDIMENTO: Após a atualização e catalogação do arquivo, deve ser feito o upload do mesmo para a pasta/diretório do Clube a que ele se refere.
.
.

» PRÉVIA DOS ENCONTROS ASSÍNCRONOS:
• Escolha das atividades a serem repassadas no grupo de Whats App para os participantes, o que pode envolver a consulta/inclusão de mais conteúdo na Biblioteca Virtual do Projeto.
• Dois dias antes do encontro assíncrono, configurar o grupo de Whats App para que somente o(a) Líder envie mensagens, pois assim ele(a) poderá, com calma, analisar as atividades repassadas pelos participantes para validar/recomendar melhoramentos ao que foi feito.
• No início dos clubes, o conteúdo já exposto no canal do Youtube [www.youtube.com/c/ClubedeLibrasUFC/videos] deve ser aproveitando, porém, no avanço dos encontros, outros vídeos específicos deverão ser gravados.
• Atualização da AGENDA DO CLUBE.
.
» ENCONTROS ASSÍNCRONOS:
• Reservar os 30 minutos antes de cada encontro assíncrono para checar se foi dado o feedback devido às manifestações dos participantes.
• Reconfigurar o Grupo de Whats App para que todos os participantes possam se manifestar.
• Realização da chamada e informação sobre a tarefa a ser realizada (utilização do Formulário  Agenda).
• Durante os 60 minutos do Encontro Assíncrono, o líder deve estar focado(a) no que os participantes postarem no grupo, e assim poder orientar quanto às dúvidas a serem esclarecidas.

.
» ENCONTRO SÍNCRONO DO MEIO:
• Deixar um momento para os participantes comentarem as atividades realizadas até então.
• Apresentar os sinais preparados para o dia em questão.
• Realização da chamada e informação sobre a tarefa a ser realizada (utilização do Formulário Agenda).
• Ao final, pedir para os participantes ligarem as câmeras, quem assim quiser, para as despedidas do encontro.
.

» ATIVIDADES REFERENTES À POSTAGEM DOS VÍDEOS:
• Pesquisa e gravação dos conteúdos.
• Tirar uma foto fazendo um dos sinais do vídeo atentando para a iluminação da mesma.
• Fazer o upload da foto tirada para a conta do Projeto no Canva.com, a fim de preparar a “Miniatura” do vídeo, seguindo o padrão de cores para a temática tratada no vídeo
Upload dos vídeo no canal do Projeto seguindo as diretrizes abaixo.

Deve ser incluído o código e o título do vídeo no tópico TÍTULO:
V.10.BL.9 – Alimentos e Animais em Libras
.
Tópico DESCRIÇÃO:

Projeto de Extensão: Clube de Libras UFC
Sinais da Língua Brasileira de Sinais – Alimentos e Animais

Voluntária: Janyelle Varela
.
No tópico MINIATURA, incluir a figura que já deve estar preparada para ser a “capa” do vídeo
.
No tópico TAGS, incluir as expressões-padrão do Projeto além daquelas que vão identificar o vídeo
#ClubedeLibrasUFC, #UFC, #ExtensãoUFC, #LibrasUFC, #AlimentosemLibras, #AnimaisemLibras,

.
• O código é formado pela letra “V” + número seguinte ao último vídeo + letras referentes ao tema do vídeo + número seguinte ao último vídeo dentro do mesmo tema
• Se houver ainda dúvidas quanto aos sinais utilizados, publicar o vídeo inicialmente na condição de LISTADO, a fim de que, após a revisão de algum(a) dos docentes do Projeto, ele seja alternado para PÚBLICO
• Solicitar a revisão do vídeo para algum(a) dos docentes de Libras do Projeto
• Preparar, no Canva.com, o banner referente ao novo vídeo postado
• Postar, no Instagram do Projeto, o banner referente ao novo vídeo postado sempre incluindo a parte “#PraCegoVer #PraTodosVerem – descrição:”, conforme as descrições dos dois banners mostrados neste post.
.
IMPORTANTE: não utilizar o smartphone pessoal no acesso ao perfil do Projeto no Instagram, mas sim o computador, utilizando as teclas F12 e F5 após se logar.
• Inclusão dos dados referentes ao vídeo postado na AGENDA DO CLUBE.

.
» ÚLTIMO ENCONTRO SÍNCRONO:
• Agradecimento pela participação de todos e congratulação dos perseverantes.
• Informações sobre a emissão, no site do Projeto, da declaração constando os nomes dos que tiveram o mínimo de 75% de retorno às atividades/encontros programados.
• MOMENTO PARA O PROCESSAMENTO DO GRUPO: cada participante terá 5 minutos para comentar sobre QUE BOM, QUE PENA, QUE TAL da experiência no Clube.
• Informações sobre o envio da pesquisa sobre a experiência no Clube e pedirá a adesão de todos no preenchimento do formulário on-line da mesma.
• Encerramento do encontro desejando que todos prossigam estudando Libras e difundindo-a em seus respectivos grupos sociais.
• Solicitar que todos os participantes que assim desejarem, liguem suas câmeras para as despedidas do encontro.
.
.

3.3) Após os Clubes

1) Preenchimento do Relatório do seu Clube [neste link].
2) Atualização final da AGENDA DO CLUBE.
3) Participação de uma reunião com a Coordenação do Projeto para comentar as experiências e aprendizados do clube conduzido.
4) O(A) Líder bolsista deverá procurar algum periódico no qual possa publicar um artigo sobre sua experiência no Projeto Clube de Libras UFC, escolhendo um(a) dos docentes ou doutores do Projeto para ser co-autor(a)+orientador(a) do texto, e os voluntários são estimulados a fazerem o mesmo.
.

4) Código de Conduta dos Líderes do Projeto Clube de Libras UFC

Preparação do material dos Clubes
• Atentar para a segurança da informação referente às contas utilizadas no Projeto em várias plataformas, para isso, realizar uma leitura minuciosa da Cartilha de Segurança para Internet [neste link].
• Sempre lembrar de incluir as referências dos trabalhos a serem utilizados, obedecendo as regras da ABNT nas produções escritas.
• Na redação científica, ter cautela com plágio e autoplágio, evitando-os a todo custo.
• Os líderes cedem o uso de sua imagem e voz para vídeos que serão postados no canal do Projeto no Youtube.
.
Encontros com os Participantes
• Adoção de uma postura de cortesia e respeito para com todos os participantes.
• Ser pontual e assínduo(a) em relação aos compromissos firmados em cada clube que assumir, planejando a agenda pessoal em conformidade com os horários de atuação previstos.
• De forma delicada e sensível, encerrar  assuntos que não se referem ao aprendizado da Libras ou que gerem polêmica dentro do ambiente virtual do Whats App ou durante os encontros síncronos.
• Evitar comentários sobre a atual pandemia, pois o momento do encontro visa também proprocionar um refrigério para as mentes de todos, já cansadas de notícias tristes.
• Durante a duração do clube, evitar contatos com os participantes que extrapolem os momentos referentes ao aprendizado de Libras. Desde já, é essencial que se desenvolva nos líderes a mentalidade do profissionalismo: afeições pessoais e aprofundamentos de amizades devem ser deixados, se acontecerem, para depois da finalização do clube.
.
Relacionamento com a Coordenação do Projeto
• Adoção de uma postura de cortesia e respeito para com a coordenação do Projeto.
• Seguir as diretrizes apontadas pela coordenação do Projeto e, se na dinâmica do Clube, mudanças de planos devam ser feitas, comunicá-las com antecedência.
• Em situações imprevistas, informar a Coordenação do Projeto sobre as datas/horários alterados, bem como, se for o caso, sobre a impossibilidade de prosseguir conduzindo o clube em questão, pois assim a Coordenação poderá avaliar as providências a serem tomadas e, junto ao(à) líder, buscar alternativas para os problemas que surgirem.
• Quaisquer problemas que surgirem, de relacionamento com os participantes ou de outra natureza, devem ser comunicados à Coordenação do Projeto, que procurará mediar a situação.
.

Referências

JOHNSON, David W.; JOHNSON, Roger T.; SMITH, Karl. The state of cooperative learning in postsecondary and professional settings. Educational Psychology Review, vol. 19, pp. 23-24, 2007. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007/s10648-006-9038-8#citeas>. Acesso em: 25 jan. 2021.
.
UFC. Resolução nº 04/Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), de 27 de fevereiro de 2014. Baixa normas que disciplinam as Atividades de Extensão da Universidade Federal do Ceará. Disponível em: <https://prex.ufc.br/wp-content/uploads/2016/10/resolucao04cepe-27fev2014-nomas-ativs-extensionistas.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2021.

Exibir: subpáginas.
Acessar Ir para o topo