Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Clube de Libras

Área do conteúdo

Clubes

Foto de um clube na Anjos do Cuidar, 2020

#PraCegoVer #PraTodosVerem – descrição: bolsista Geisiele conduzindo um clube de Libras no Centro de Treinamento Anjos do Cuidar, em Fortaleza/CE, em 2020

Os Clubes de Libras são grupo de pessoas (participantes) que se inscrevem e se reúnem, de modo presencial ou remoto, em um período de tempo determinado (em geral, 9 a 11 encontros).

Em virtude das demandas de aprendizado da Língua Brasileira de Sinais que chegam para a Coordenação do Projeto, alguns clubes são dirigidos a grupos específicos, e são assim denominados de clubes restritos [CR]. Os clubes abertos [CA] são dirigidos para qualquer pessoa que se interesse pelas temáticas enfatizadas pelo clube em questão, e os clubes semiabertos [CSA] têm vagas prioritárias mas também vagas abertas ao público em geral.

As temáticas específicas dos clubes, na maioria dos casos, têm consonância com as áreas de interesse do(a) bolsista ou voluntário(a) – os Líderes que vão conduzir o aprendizado do grupo. Algumas vezes, no entanto, dependendo da importância da demanda, como foi o caso do Clube 2021-4 (Libras na Área da Saúde), tendo em vista o momento de pandemia em curso, foi necessário apresentar o desafio desta abordagem para a bolsista Geisiele, a qual se dispôs para pesquisar o assunto e assim poder apresentar os sinais da Libras para o públíco da área da saúde.

Abaixo está a lista dos clubes que já foram estruturados.

Exibir: subpáginas.
Acessar Ir para o topo