Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Clube de Libras

Área do conteúdo

Quero ser Participante

O Projeto Clube de Libras UFC é uma iniciativa da Universidade Federal do Ceará para difundir o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais, bem como expandir a visão da sociedade quanto às riquezas da Comunidade Surda.

Os clubes são gratuitos e a participação pode ser remota ou presencial. Há clubes que são restritos, quando instituições específicas assim o requererem, como escolas públicas. Mas a maioria dos clubes têm oferta para o público em geral.

No caso de clubes remotos e abertos, qualquer pessoa com acesso à internet pode ser participante do Clube de Libras UFC. Todos os participantes em potencial devem ter a disposição de observarem o Código de Conduta a seguir, o qual visa o aproveitamento máximo do tempo do clube, bem como uma convivência harmônica com todos os envolvidos no mesmo.

CÓDIGO DE CONDUTA DOS PARTICIPANTES 

• Todos deverão adotar uma postura de cortesia e respeito para com o(a) líder e todos os participantes;
• Nos encontros remotos síncronos, deve-se utilizar o recurso de “levantar a mão” do Google Meet, a fim de esperar a vez da fala e evitar interromper quem estiver falando no momento;
• Tanto nas interações do Whats App como nos momentos dos encontros síncronos, assuntos que não se referem ao aprendizado da Libras devem ser evitados, principalmente se têm potencial de polêmica e beligerância;
• Também deverão ser evitados informes sobre a atual pandemia, pois o momento do encontro visa também proprocionar um refrigério para as mentes de todos, já cansadas de notícias tristes;
• É possível que os contatos ensejados por este Projeto venham a se tornar amizades que extrapolarão o período do Clube, entretanto deve-se ter o bom senso de não insistir em abordagens que podem estar ferindo a privacidade do(a) outro(a), já que algumas famílias têm enfrentado situações desafiantes no presente momento; e
• Os participantes devem ter compromisso com o Clube, procurando estar presentes nos encontros marcados e também entregando as tarefas requeridas. Em caso de complicações na vida pessoal que impeçam a  permanência no Clube, deve-se avisar o(a) líder sobre a desistência.

No Glossário do Clube de Libras UFC [neste link], é possível se familiarizar com os termos que são utilizados no Projeto.

Interessados têm 3 vias para se inteirarem sobre as inscrições abertas dos próximos Clubes:
1) Acessarem periodicamente o link www.clubedelibras.ufc.br/clubes

2) Seguirem o Instagram do Projeto [@ClubedeLibrasUFC]

3) Inscreverem-se no formulário a seguir, que visa coletar os e-mails dos interessados e avisá-los quando houver oportunidades que potencialmente lhe sejam interessantes.

Mas, IMPORTANTE: enquanto não surgem novos clubes, os interessantes podem aproveitar o conteúdo disponibilizado neste site, e também no canal do Projeto no Youtube [neste link]!

 

Acessar Ir para o topo