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Universidade Federal do Ceará
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ProduLibras – Produção de Material Didático para o Ensino de Libras na Academia

ProduLibras

O ProduLibras – Produção de Material Didático para o Ensino de Libras na Academia é um projeto de Extensão da Universidade Federal do Ceará. Propõe-se à criação de Material Didático para o Ensino da Libras em Fortaleza.

►E-MAIL PARA CONTATO: produlibras@ufc.br

►Código atual: 2024.PJ.0031 (Código Anterior: 2022.PJ.0949)
►Título: ProduLibras – Produção de Material Didático para o Ensino de Libras na Academia
►Abrangência: Nacional
►Público Alvo: Sociedade em geral, visando estimular o aprendizado da Libras amplamente
►Palavras-Chave: Produção; Ensino; Libras; UFC
►Site da Ação: www.clubedelibras.ufc.br/produlibras
►Unidade Proponente: Departamento de Letras Libras e Estudos Surdos (11.00.01.20.33)

►EQUIPE:
Coordenadora: Profª Éllen Soares de Loiola, Docente, Depto. de Letras Libras e Estudos Surdos/CH
Vice-Coordenadora: Profª Vanessa Lima Vidal Machado, Docente, Depto. de Letras Libras e Estudos Surdos/CH
Voluntária: Victória Samea de Sousa Lemos, Discente

Colaboradores:
» Profª Débora de Vasconcelos Souza Conrado, Docente, Depto. de Letras Libras e Estudos Surdos/CH
» Prof. Francisco Edson Martins Júnior, Docente, Depto. de Letras Libras e Estudos Surdos/CH
» Prof. Rundesth Saboia Nobre, Docente, Depto. de Letras Libras e Estudos Surdos/CH

Consultores:
» Prof. Francisco Sérvulo Gomes Lima, Docente, Depto. de Letras Libras e Estudos Surdos/CH
» Profª Katia Lucy Pinheiro, Docente, Depto. de Letras Libras e Estudos Surdos/CH
» Prof. Rodrigo Nogueira Machado, Docente, Depto. de Letras Libras e Estudos Surdos/CH

Orientadores:
» Girlaine Felisberto de Caldas Aguiar, Integrante Externo
» Karen Rachel Santos Clark, Administradora, Programa de Pós-Graduação em Educação/FACED

►Área Temática Principal: Educação
►Área Temática Secundária: Tecnologia e Produção
►Linha de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
►Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
►Fonte de Financiamento: Financiamento Interno da UFC
►Prorrogável: SIM

►APRESENTAÇÃO:
Esta ação extensionista propõe a Produção de Material Didático para o Ensino da Libras em Fortaleza. A partir do Decreto no. 5626, de 22 de dezembro de 2005, o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a língua dos surdos brasileiros, tornou-se obrigatório nos cursos de licenciatura. Desde então, têm sido desenvolvidos vários projetos para garantir o sucesso de seus educandos por meio da produção de materiais didáticos em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Este projeto, que discute os desafios do ensino de Libras na licenciatura/bacharelado, tem como objetivo abordar a produção do cartilha de Libras, escrita de sinais e língua portuguesa em Libras, tais como a adequação da tecnologia a canais de produção e recepção diferentes dos utilizados nas línguas orais. Também visa o respeito à característica visual da língua de sinais. Os cursos de licenciatura/bacharelado costumam utilizar textos impressos e/ou digitais como principal material didático da Libras. Alameja-se, então, o desenvolvimento de um material didático inovador para o ensino de Libras, pautado na visualidade a partir do uso de vídeos de adaptações de conteúdos programáticos, tais como os instrumentos visual-espaciais fundamentais para a aprendizagem de Libras por alunos ouvintes e surdos. Como apoio, há as instruções escritas, visualizadas de forma eletrônica, considerando a tecnologia para utilização em Libras, promoção do uso didático dos meios de educação e de atividades educativas das cartilhas. O uso de cartilhas beneficiaria não só a comunidade acadêmica como o público em geral. Demonstra-se, assim, a importância desse projeto para a viabilidade da oferta de uma disciplina de Libras com objetos de aprendizagem que garantam o contato com a língua de sinais a partir de sua característica visuo-gestual. Dessa forma, os discentes ouvintes e surdos, bem como outros interessados no ensino e aprendizagem de Libras, desenvolverão suas práticas de ensino de Libras como segunda língua e primeira língua. No caso dos surdos, por meio do acesso aos glossários que serão produzidos, poderão desenvolver melhor seus conhecimentos a respeito da Libras, e sobre a pessoa surda, contribuindo também para sua inclusão social.

►JUSTIFICATIVA:
Passados vinte e um anos da aprovação da lei 10.436/2002, que legitima a Língua Brasileira como meio de expressão e comunicação das pessoas surdas, estas ainda se deparam com inúmeras barreiras no seu cotidiano, tais como a falta de acessibilidade linguística nos diferentes espaços sociais por onde circulam. As pessoas interessadas em aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras) recorriam às associações de surdos, participavam de cursos de extensão ou, então, matriculavam-se em cursos de iniciativa privada. Atualmente, a partir do reconhecimento da Libras no Brasil, pela Lei 10.436 de 24/4/2002 e Decreto 5.626 de 22/12/2005, a disciplina de Libras tornou-se obrigatória para cursos de licenciatura e de fonoaudiologia, e curricular optativa para os demais cursos no ensino superior. Ao ser proposta a disciplina de Libras nos cursos de graduação, percebe-se a carência de material didático próprio para o desenvolvimento da mesma. Por isso, torna-se necessária a criação de um material voltado para os cursos na modalidade. Este trabalho visa, portanto, discutir os desafios de ensinar e produzir material didático para uma língua sobre a qual os estudantes não possuem quaisquer informações e que foge dos canais de recepção e produção usuais, ou seja, as línguas oral-auditivas, pois a Libras é viso-gestual. Da mesma forma que a sociedade em geral também necessita reconhecer a diferença surda e aprender a Libras para melhor se comunicar com as pessoas surdas. Isto tem acontecido graças às reivindicações da comunidade surda por políticas linguísticas que deem visibilidade à Libras. Neste sentido, o decreto 5.626\2005 ampliou as possibilidades de difusão e valorização da Libras. A partir desse documento legal, a Libras torna-se, por exemplo, disciplina obrigatória nos cursos de formação de professores e é criado o curso de Licenciatura em Letras Libras, cujo objetivo é a formação de professores de Libras. Essas e outras iniciativas devem ser ampliadas para que a Libras seja difundida e valorizada na sociedade. Configuram-se, desta forma, diversos desafios, tais como produzir materiais didáticos ementas de disciplinas, elaboração de currículos para professores de Libras, entre outros. Durante algum tempo, essas questões eram discutidas. O principal desafio, no momento, consiste em como produzir material didático para ensinar uma língua que é viso-gestual. A produção de material para a disciplina de Libras na UFC iniciou com uma pesquisa de materiais didáticos disponíveis no canal da professora Éllen Loiola (coordenadora do presente projeto), no YouTube, em 2019. Desse modo, descobriu-se que são poucos materiais disponíveis da variação linguística da Língua de sinais em Fortaleza na plataforma YouTube. Entretanto, a maioria dos cursos utiliza muito material impresso, com pouquíssimos vídeos. Algumas universidades brasileiras possuem disciplinas de Libras, mas também disponibilizam muito material impresso e quase nenhum material em vídeo. Com base na análise desses materiais, iniciou-se a produção de um material próprio da UFC.

►OBJETIVO GERAL:
– Produção de material didático para o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) que beneficie a comunidade acadêmica e também o público em geral interessado no ensino e aprendizagem desta língua.

►METODOLOGIA:
Será realizada, inicialmente, uma pesquisa de materiais didáticos disponíveis no YouTube. Depois, será produzido um material próprio da UFC, constando os sinais regionais do Ceará. Esta produção contará com uma reunião hibrida, que é uma combinação de uma reunião tradicional presencial e uma reunião remota, realizada em uma plataforma de teleconferência (tendo em vista uma consulta a uma orientadora de fora da UFC). Depois da escolha dos sinais, será produzido um vídeo para ser lançado em um canal no Youtube. O vídeo demonstrará os sinais e/ou diálogos/frases pesquisados, e os mesmos serão explicados por um um profissional tradutor intérprete de Libras.

►RELAÇÃO DA EXTENSÃO COM ENSINO E PESQUISA:
O projeto de extensão, além de beneficiar a comunidade com a produção de material didático para o Ensino de Libras, beneficia também a comunidade em geral. A atividade de pesquisa será uma ação recorrente no planejamento do ensino, na busca de metodologias, recursos e pedagógicos que propiciem um ensino contextualizado e significativo da Libras no contexto acadêmico. As observações, registros da cartilha e reflexões sobre o processo de ensino e de aprendizagem da Libras serão fontes de consulta para a elaboração de artigos, monografias e outros documentos científicos, no curso de Letras Libras e em outros cursos da UFC, a fim de aprimorar práticas futuras para disseminação do ensino de Libras como segunda língua.

►INDICADORES DE RESULTADOS:
– Elaboração de duas cartilhas on-line em Libras, por ano, com a tecnologia do QR-code;
– Elaboração de pesquisa de satisfação com os eventuais usuários das cartilhas, por meio do SIGAA, a fim de avaliar a contribuição ocorrida após a divulgação do material didático e o (re)conhecimento e valorização da Libras e dos profissionais que trabalham com a língua por parte de toda a comunidade acadêmica; e
– Participação de pelo menos um integrante desta ação extensionista nos Encontros Universitários da UFC, a fim de divulgar o projeto.

►RESUMO:
Esta ação extensionista objetivo primordial de colaborar com a inclusão social das pessoas surdas capacitando ouvintes para comunicação em Libras. As aulas que serão ofertadas aos alunos da universidade e em outros ambientes de ensino poderão ser beneficiadas com esse projeto. A produção de material didático para o ensino de Libras terá como base a abordagem comunicativa de ensino de línguas, na qual se valoriza: a interação entre os aprendizes, o ensino contextualizado, o uso da língua em situações reais de comunicação. Para a realização da produção de material didático, faz-se necessário o estudo, orientação e planejamento pedagógico com professores de Libras discutir a cartilha e discentes do Letras Libras que irão apresentar os léxicos de Libras e fazer quiz em Libras e frases da Libras. A mídia apresenta dois eixos que se desenvolverão de forma integrada: 1) sensibilização da comunidade acadêmica (professores, estudantes, funcionários) acerca da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da cultura surda; 2) Esse tipo de saber tem o potencial de promover a inclusão da pessoa com surdez uma vez que sua barreira enfrentada diariamente é a de comunicação. A demanda é muito grande tendo em vista que a Libras pode ser considerada recente no Brasil, pois, só foi assegurado ao surdo o direito a comunicação em sua língua natural em 2002 através da Lei 10.436/02. Portanto, é de fundamental importância à contribuição da academia com a divulgação dessa língua na sociedade e no meio em que há formação de futuros profissionais.

►REFERÊNCIAS:
BRASIL. Decreto no 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Diário Oficial da União. Brasília, 22 dez. 2005.
________. Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 25 abr. 2002.
BRITO, L.F. Língua Brasileira de Sinais – Libras. In: BRITO, L.F. (Org.). Língua Brasileira de Sinais. Brasília: MEC/SEESP, 1997.
ELLEN LOIOLA – LIBRAS. Disciplina Libras. Disponível em: <https://www.youtube.com/playlist?list=PLD_oUvZgZHobccNvBySsLApu39O4ogJrG>. Acesso em: 14 mar. 2024.
________. Disponível em: <https://www.youtube.com/@ellenloiola-libras263>. Acesso em: 29 jun. 2022.
FELIPE, T.; Monteiro, M. S. Libras em contexto. Curso Básico. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto/Secretaria de Educação Especial, 2001.
GESSER, A. Metodologia de ensino em Libras como L2. Florianópolis, 2010.
PIMENTA, N.; QUADROS, R. M. Curso de Libras – Iniciante. 3 ed. Ver. E atualizada. Porto Alegre: Editora Pallotti, 2008.
QUADROS, R. M.; KARNOPP, L. Língua de Sinais Brasileira: estudos lingüísticos. Porto Alegre, Artes Médicas, 2004.
SILVA, T. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

 

►AÇÕES VINCULADAS AO PROJETO: Clube de Libras UFC, Georreferenciamento dos Surdos do Ceará (GeoSurdosCE)

 

►OBJETIVOS / RESULTADOS ESPERADOS
1) Elaboração da cartilha 1 on-line em Libras, com a tecnologia do QR-code
2) Elaboração da cartilha 2 on-line em Libras, com a tecnologia do QR-code
3) Elaboração e realização de pesquisa de satisfação com os eventuais usuários das cartilhas, por meio do SIGAA, a fim de availiar a contribuição ocorrida após a divulgação do material didático e o (re)conhecimento e valorização da Libras e dos profissionais que trabalham com a língua por parte de toda a comunidade acadêmica

 

►CRONOGRAMA:
» Atividades prévias de planejamento – semestre 1 – janeiro/2024
» Validações, correções e roteiros em Libras – semestre 1 – 01.fevereiro a 31.março.2024
» Reunião híbrida – semestre 1 – fevereiro/2024
» Organização e revisão dos materiais didáticos em Libras – semestre 1 – abril/2024
» Elaboração do roteiro e da edição dos vídeos em Libras para publicação no Youtube – semestre 1 – 01.maio a 30.junho.2024
» Atividades planejamento – semestre 2 – julho/2024
» Reunião híbrida – semestre 2 – agosto/2024
» Validações, correções e roteiros em Libras – semestre 2 – setembro/2024
» Organização e revisão dos materiais didáticos em Libras – semestre 2 – outubro/2024
» Elaboração do roteiro e da edição dos vídeos em Libras para publicação no Youtube – semestre 2 – novembro/2024
» Elaboração da pesquisa e validação com a equipe do projeto – novembro/2024
» Realização da pesquisa – dezembro/2024

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