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Universidade Federal do Ceará
Clube de Libras UFC

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Preparativos para cada Clube – Líder e Coordenação

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[1] PROVIDÊNCIAS DA COORDENAÇÃO

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[Coordenação 1.1] VERIFICAR, com o(a) Líder de Clube, os dias e horários disponíveis que este(a) terá para assumir esta atividade.

[Coordenação 1.2] Em consonância com os dias e horários verificados acima, e SENDO UM CLUBE PRESENCIAL, ARTICULAR com o MAUC, Shopping Benfica ou outro parceiro a viabilidade de concessão de espaço para a realização de um clube. Verificar, na oportunidade, a capacidade de pessoas no local.
Se for um clube on-line, não precisará desta articulação. 


[Coordenação 1.3] Com o período, horário e local ajustado anteriormente, PREPARAR A PÁGINA, NO SITE DO PROJETO, referente ao clube que está sendo criado. De início, a página vai ficar ‘solta’ dentro do site, e depois que o(a) Líder a revisar, então ela deverá ficar listada dentro da página www.clubedelibras.ufc.br/clubes.

MEDIDAS:
✅ Preparar a foto do(a) líder, dentro do Canva.com (na busca, procurar pela palavra ‘Round’ e escolher ‘Projetos’), e depois delogar-se do Canva.com
✅ Logar-se no site do projeto (neste link)
✅ Fazer o upload da foto preparada na parte MÍDIA
✅ Copiar a URL da foto que foi feito o upload e deixar no Bloco de Notas
✅ Acessar www.clubedelibras.ufc.br > Clubes ….. (menu da lateral esquerda) > escolher o clube cujo conteúdo será copiado
✅ Copiar o título da página cujo conteúdo será copiado e deixar no Bloco de Notas
✅ Na tarja preta superior, escolher ‘Editar página’
✅ Ir para a aba ‘Texto’ > CTRL + A > CTRL + C (para ‘copiar’ a formatação dos dados da página)
✅ Posicionar o cursor no menu lateral esquerdo, dentro da estrutura do site, e escolher a opção ‘Adicionar nova’ (para criar a página que conterá os dados do próximo clube)
✅ Ir para a aba ‘Texto’ > CTRL + V (para ‘colar’ a formatação dos dados que foram copiados)
✅ Copiar do Bloco de Notas o título e colar no campo Título da página que foi criada
✅ Copiar a URL da foto
✅ Na aba ‘Texto’, teclar CTRL + F e digitar ‘Líder’, a fim de localizar a parte da URL da foto do Líder e substituir pela URL que está na memória, bem como atualizar os demais dados do Líder. A BIO do Líder pode ser a mesma do último clube que ele liderou, ou a BIO do Lattes dele.
✅ Ajeitar a URL da parte ‘Link permanente’ para ser o código do clube agregado de ‘-plan’
✅ Alternando nas abas ‘Visual’ e ‘Texto’, atualizar os demais dados do clube
✅ Clicar, à direita, no menu lateral direito do site, no botão ‘Atualizar’

 

[Coordenação 1.4] Criação do banner que será a foto do Clube no WhatsApp (seguir o padrão estabelecido na conta do Projeto no Canva.com).


 

[Coordenação 1.5] Criação do grupo de WhatsApp do Clube, inclusão do(a) Líder e da Coordenadora/Vice-Coordenador do Projeto, incluindo como foto do Grupo o banner criado na etapa anterior.
 

[Coordenação 1.6] PREPARAR O FORMULÁRIO ON-LINE DAS INSCRIÇÕES do Clube seguindo a numeração e o padrão dos nomes dos clubes da página www.clubedelibras.ufc.br/clubes. No Canva.com é possível criar o banner decorativo inicial do formulário.

IMPORTANTE: copiar um modelo de formulário on-line de inscrição de um clube o mais recente possível, a fim de aproveitar os aprimoramentos implementados nas questões.

 

[Coordenação 1.7] No formulário on-line preparado, ESTABELECER UM LIMITE de inscrições no plug-in FormLIMITER. Em virtude de alguns desistirem do clube, um número adequado seria 32 participantes.

 

MENSAGEM DE ENCERRAMENTO DO FORMLIMITER
Foram preenchidas as vagas deste Clube e então este formulário de inscrição foi encerrado. MAS NÃO FIQUE TRISTE! Siga o Instagram www.instagram.com/ClubedeLibrasUFC, ou a página www.clubedelibras.ufc.br/clubes, para assim acompanhar as próximas oportunidades de aprendizado de Libras que deverão ser ofertadas!


[Coordenação 1.8] Em caso de clubes restritos, conferência dos nomes dos participantes com o(a) responsável da instituição parceira.

[Coordenação 1.9] Se houver a participação de surdos na abertura, deve-se SOLICITAR INTÉRPRETE DE LIBRAS, junto à DIVTILS/UFC Inlcui [vide link] para a abertura do Clube em questão.

[Coordenação 1.10] PREPARAR O BANNER DE DIVULGAÇÃO do Clube (Canva.com).

[Coordenação 1.11] Postar o banner no Instagram e no Facebook do Projeto (acessar as contas pelo computador e não pelo smartphone – login > F12 > F5) ou, se for um clube restrito, para os devidos destinatários.

TEXTO PARA O BANNER DO INSTAGRAM
Que tal aprender Libras, de graça, no período de 22.abril a 1.julho.2021?
Então, veja a postagem: www.clubedelibras.ufc.br/c2021-5
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Clube de Libras UFC
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#PraCegoVer #PraTodosVerem – descrição: banner de fundo branco com desenhos de mãos fazendo sinais de Libras. Em destaque, há um rapaz trajando um paletó azul claro e, atrás dele, em uma figura oblonga na cor laranja contendo as informações supra, incluindo o logotipo do Projeto Clube de Libras UFC.
#UFC, #LibrasUFC, #PrexUFC, #ClubedeLibrasUFC

[Coordenação 1.12] Uma vez atingido o total das vagas ou o período das inscrições, encerra-se o formulário on-line e também desativa-se o plug-in FormLIMITER.

TEXTO DO AVISO DO ENCERRAMENTO DO FORMULÁRIO ON-LINE DAS INSCRIÇÕES
Foram preenchidas as vagas deste Clube e então este formulário de inscrição foi encerrado. MAS NÃO FIQUE TRISTE! Cheque frequentemente a página www.clubedelibras.ufc.br/clubes e também siga o Instagram www.instagram.com/ClubedeLibrasUFC, a fim de acompanhar as próximas oportunidades de aprendizado de Libras que deverão ser ofertadas!


[Coordenação 1.13] Quando o limite de inscrições for atingido, deve-se atualizar a parte final do título da página do Clube, que fica listada na página www.clubedelibras.ufc.br/clubes, de ‘inscrições abertas‘ para ‘inscrições encerradas‘.

[Coordenação 1.14] Download da planilha que foi gerada a partir das inscrições.

IMPORTANTE: sempre os dados referentes aos participantes devem ser manipulados no computador, e NUNCA na planilha original do diretório do Google Drive. É uma estratégia para se resguardar os dados.


[Coordenação 1.15] Em caso de clubes restritos, conferência dos nomes dos participantes com o(a) responsável da instituição parceira.

[Coordenação 1.16] Enviar, para o(a) Líder do Clube, o Form Agenda já com os campos 10) Chamada, já destacando os nomes de preferência que escolheram no ato da inscrição on-line.

[Coordenação 1.17] Incluir o e-mail do(a) Líder + e-mails dos participantes inscritos (planilha das inscrições) para criar o evento do clube em questão no GOOGLE AGENDA. Este evento servirá como aviso do início do clube.
Como o clube pode ser remoto ou on-line, deve-se escolher o texto adequado para cada caso neste link (deve-se estar logado na conta principal do Projeto). No texto deverão ser incluídos: a URL do convite para o grupo de WhatsApp e a URL do convite para o Classroom. 

MENSAGEM
Que alegria lhes saudar em nome da Equipe do Projeto Clube de Libras UFC!
Se você está incluído(a) neste agendamento é porque sua inscrição foi aceita e o 1º encontro deste Clube será nesta quinta-feira, dia 29 de fevereiro, às 15h30! 😊🎉🎉Desta forma, solicitamos a atenção aos seguintes comunicados:1) Procurem chegar na sala 10 minutos ANTES do horário marcado
Assim a pontualidade é garantida, de forma que possam contribuir para que o encontro sofra menos interrupções.
LEMBREM: tragam uma garrafa de água para a hidratação pessoal.2) É necessário que vocês façam parte do Grupo de WhatsApp deste Clube
Cliquem neste link [ … ] e assim seus números constarão no Grupo. Para os próximos informes do Clube, É ESSENCIAL FAZER PARTE DESTE GRUPO DE WHATSAPP.3) Lembretes IMPORTANTES
► Não haverá encontro no dia 28 de março em virtude do feriado da Semana Santa.
► No grupo de WhatsApp, cada participante deve tratar todos com respeito e NÃO postar assuntos que não sejam sobre a Libras4) Aguardamos vocês!
E1: 29 de fevereiro de 2024
Hora: 15h20 (10 min. antes do horário)
Local: Sala térrea do CETREDE | Centro de Treinamento e Desenvolvimento [Av. da Universidade, 2932 Benfica – na mesma quadra da Rádio Universitária e do MAUC]Curta, siga e compartilhe:
» Instagram @ClubedeLibrasUFC | Facebook @ClubedeLibrasUFC | Youtube /ClubedeLibrasUFCVisite nossa página de materiais da Libras: www.clubedelibras.ufc.br/pt/recursos/materiaisTambém prestigie nossos projetos/programa vinculados:
» Projeto Georreferenciamento dos Surdos do Ceará: link | Instagram @GeoSurdosCE
» Projeto Centro de Negócios e Oportunidades para a Pessoa Surda UFC: link
Instagram @cenopsufc | Facebook @cenopsufc | Youtube /cenopsufc
» Programa Núcleo Rondon na UFC: link | Instagram @rondonnaufc | Facebook @rondonnaufc

Em caso de dúvidas, entrem em contato conosco pelo WhatsApp: 85 98622-9693

Forte abraço,
Karen Clark
Coordenadora do Clube de Libras UFC


[Coordenação 1.18] Envio dos banners e da mensagem de boas-vindas no Grupo de WhatsApp criado 

   Clube presencial: Banner 1 + Banner 2   |  Clube on-line: Banner 1 + Banner 2

MENSAGEM
Olá, queridos Participantes do Clube 2024-X!
Eu sou a Karen, atualmente a coordenadora do projeto Clube de Libras UFC!
Cada clube que se inicia é uma GRANDE VITÓRIA, pois o nosso time se esforça muito na estruturação destes grupos de estudo que visam a difusão da Libras! 🫱🏻‍🫲🏽Agradecemos aqui à …, da Equipe do …, por nos viabilizar este clube que se inicia hoje! 🥰👏🏼👏🏼Abraço forte em todos, e um excelente dia!


[Coordenação 1.19] Um dia antes de o clube iniciar seus encontros, a Coordenação deverá deixar preparado:

MEDIDAS:
✅ Pasta, dentro do Canva Voluntários, com as 11 apresentações iniciais já preparadas para o clube em questão
✅ Form Agenda
✅ Syllabus para entrega aos participantes
✅ Confirmação da Secretaria de Acessibilidade da UFC se haverá intérpretes, caso necessário
✅ Criação do Evento “Clube de Libras UFC C20…-… – ………………..”  na AGENDA do clubedelibras@ufc.br incluindo todos os e-mails dos participantes + e-mail do Líder conforme o procedimento [Coordenação 1.20] acima. Atentar que, se o clube for presencial, NÃO DEVE TER LINK DO MEET.


[Coordenação 1.20] Desprogramar o FORM LIMITER dos formulários on-line que foram encerrados:




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[2] PROVIDÊNCIAS DO(A) LÍDER DO CLUBE

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[Líder 2.1] Apresentar-se no Grupo de WhatsApp que foi criado. É interessante agregar uma foto pessoal com um breve histórico de seu contato com a Libras.

[Líder 2.2] Estudo das respostas dadas na planilha que foi gerada a partir das inscrições, a fim de conhecer melhor os Participantes e suas expectativas em relação ao aprendizado no Clube.

[Líder 2.3] Estudar, no Canva.com, os slides dos encontros que já foram preparados.

 

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NO DIA DO MEET
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[Líder 2.4] Estar a postos, na sala virtual, 10 min. antes, a fim de entrar pontualmente na hora marcada para o encontro. A conta a ser utilizada deverá ser o clubedelibras.encontros@ufc.br e a partir do computador

► Se o Clube for presencial, então é importante que o(a) Líder chegue, na sala física, 20 minutos antes do horário.

► Para o primeiro encontro, sendo um clube virtual, abrir em outra guia do navegador, algum vídeo de música clássica como este, e voltando para a tela da sala virtual, clicar em APRESENTAR AGORA, e depois escolhe UMA GUIA, aí clica na guia onde está o vídeo do Youtube (atentando no item COMPARTILHAR ÁUDIO) e depois é só dar o “play” na música.

 

[Líder 2.5] No caso dos clubes remotos, iniciar a gravação do encontro*
* Preferivelmente, gravar a tela do computador, pois assim é possível ver melhor a manifestação do(a) líder e dos participantes. Pressionam-se as teclas “Alt”+ “Windows” + “R” e fica pressionando até aparecer um retângulo à direita. Depois, é só encerrar a gravação e procurar, no diretório ‘Capturas’, dentro do diretório ‘Vídeos’, o vídeo gravado. Outras opções de gravação estão neste link.


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[Líder 2.6] Fazer a capa, no Canva.com, do vídeo gravado do referente ao encontro, conforme este modelo ao lado.

 

[Líder 2.7] Acessar a conta clibrasufc.canal para poder fazer o upload do vídeo, conforme este tutorial.

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Exemplos de Título e Descrição do vídeo:

Clube 2022-1 – Básico de Libras Hospitais HGWA [E2 – 31mar2022]

Projeto de Extensão: Clube de Libras UFC
Sinais da Língua Brasileira de Sinais
Conteúdo:
• Alfabeto Manual
• Números
• Cumprimentos
– – – – – – –
Líder (Voluntário): Nidas Moisés

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Deve-se, então, incluir, no tópico MINIATURA, a capa feita no Canva.com.
Depois, deve-se escolher a opção ‘Não listado’ para o vídeo.
Finalmente, ao término do processamento do vídeo, copiar o link do vídeo não listado.

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[Líder 2.8] Depois que o Meet foi encerrado, ou o encontro presencial (se for o caso), buscar, QUANDO FOR O CASO, o link do formulário 1/2 do PROCESSAMENTO DE GRUPO referente ao conjunto de encontros, e compartilhar o link no Grupo de WhatsApp do Clube, pedindo para os participantes responderem ao form on-line.
Também pode ser colocado, na mesma mensagem, o link do encontro gravado e a Atividade Recomendada. Vide exemplo ao lado.
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[Líder 2.9] Abrir o Form AGENDA para completar a Chamada conforme os nomes que os participantes colocaram no Chat, fazer a atualização do que aconteceu no encontro e planejar o encontro seguinte.

 

►Rotina após CADA ENCONTRO

– Fazer um pdf do arquivo dos slides apresentados no encontro
– Fazer o upload do pdf acima no Google Drive da conta de e-mail do(a) Líder
– Compartilhar o link do pdf para qualquer um(a) – modo LEITOR
– Postar, no grupo de WhatsApp do Clube, o link para os Participantes acessarem os slides na semana a fim de tirarem dúvidas e/ou reforçar o conteúdo aprendido
– Postar o slide que tem as ATIVIDADES RECOMENDADAS como imagem no WhatsApp do clube
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►Rotina de Atualização do Formulário Agenda

.Estes são procedimentos FUNDAMENTAIS para o acompanhamento do Clube.
ATUALIZAÇÃO: semanal, ou mais vezes, conforme for preciso.
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CATALOGAÇÃO: cada vez que este documento for atualizado, deverão agregar ao final do nome do arquivo a data em que foram incluídas mais informações (planejamento de vídeos, chamada semanal etc.), ficando assim: clibrasufc-form-agenda-c2022-3-update22jun2022
Esta parte em negrito ficará sendo alterada em conformidade com o dia em que se salvou o arquivo.
Obs.: Se houver 2 alterações em um mesmo dia, pode utilizar o final p2, p3, p4… conforme a necessidade – ex.: clibrasufc-form-agenda-c2022-3-update22jun2022-p2
.
PROCEDIMENTO: Após a atualização e catalogação do arquivo, o mesmo deve ser enviado, de preferência a cada 5 encontros, para o e-mail clubedelibras@ufc.br – o ASSUNTO do e-mail deve seguir o padrão: Form Agenda C2022-3 Update 22jun2022.

 

► Após o encerramento das atividades do Clube

[Líder 2.10] Atualização final do Form Agenda do Clube.
[Líder 2.11] Participação de uma reunião com a Coordenação do Projeto para comentar as experiências e aprendizados do clube conduzido.
[Líder 2.12] O(A) Líder bolsista deverá procurar algum periódico no qual possa publicar um artigo sobre sua experiência no Projeto Clube de Libras UFC, escolhendo um(a) dos docentes ou doutores do Projeto para ser co-autor(a)+orientador(a) do texto, e os voluntários são estimulados a fazerem o mesmo.
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► Atividades referentes aos Vídeos Instrutivos
[Líder 2.13] Quando houver necessidade de criação de conteúdos no canal do Youtube
• Pesquisa e gravação dos conteúdos.
• Tirar uma foto fazendo um dos sinais do vídeo atentando para a iluminação da mesma.
• Fazer o upload da foto tirada para a conta do Projeto no Canva.com, a fim de preparar a “Miniatura” do vídeo, seguindo o padrão de cores para a temática tratada no vídeo
Upload dos vídeo no canal do Projeto seguindo as diretrizes abaixo.

Deve ser incluído o código e o título do vídeo no tópico TÍTULO:
V.10.BL.9 – Alimentos e Animais em Libras
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Tópico DESCRIÇÃO:

Projeto de Extensão: Clube de Libras UFC
Sinais da Língua Brasileira de Sinais – Alimentos e Animais

Voluntária: Janyelle Varela
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No tópico MINIATURA, incluir a figura que já deve estar preparada para ser a “capa” do vídeo
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No tópico TAGS, incluir as expressões-padrão do Projeto além daquelas que vão identificar o vídeo
#ClubedeLibrasUFC, #UFC, #ExtensãoUFC, #LibrasUFC, #AlimentosemLibras, #AnimaisemLibras,

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• O código é formado pela letra “V” + número seguinte ao último vídeo + letras referentes ao tema do vídeo + número seguinte ao último vídeo dentro do mesmo tema
• Se houver ainda dúvidas quanto aos sinais utilizados, publicar o vídeo inicialmente na condição de LISTADO, a fim de que, após a revisão de algum(a) dos docentes do Projeto, ele seja alternado para PÚBLICO
• Solicitar a revisão do vídeo para algum(a) dos docentes de Libras do Projeto
• Preparar, no Canva.com, o banner referente ao novo vídeo postado
• Postar, no Instagram do Projeto, o banner referente ao novo vídeo postado sempre incluindo a parte “#PraCegoVer #PraTodosVerem – descrição:”, conforme as descrições dos dois banners mostrados neste post.
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IMPORTANTE: não utilizar o smartphone pessoal no acesso ao perfil do Projeto no Instagram, mas sim o computador, utilizando as teclas F12 e F5 após se logar.
• Inclusão dos dados referentes ao vídeo postado na AGENDA DO CLUBE.

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