Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Clube de Libras UFC

Área do conteúdo

Manual do(a) Líder

Atualizado em 28out2021

 

1) Introdução

Este breve manual tem o objetivo de esclarecer as atribuições que os bolsistas e voluntários deverão desenvolver durante os clubes.
.
Sendo ou não discentes da UFC, os voluntários, como os bolsistas, devem estar cientes de que o Projeto Clube de Libras UFC é uma ação extensionista formalizada junto à Pró-Reitoria de Extensão da UFC. As ações extensionistas visam a interação dialógica com a sociedade, o impacto e a transformação social por meio de suas atividades, a interdisciplinaridade, a indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão (vide postagens Extensão, Ensino e Pesquisa deste site) e o impacto na formação do estudante (UFC, 2014).
.
A equipe atual do Projeto está divulgada neste link, e a seguir alguns detalhamentos sobre o Projeto serão abordados.
.
.

2) Glóssário do Clube de Libras UFC

Projeto Clube de Libras UFC: projeto de extensão da UFC iniciado em 2020, cujo objetivo é a difusão da Língua Brasileira de Sinais. “Clubes” de Libras são organizados a partir das demandas de assuntos que chegam à Coordenação do Projeto atentando para as áreas de afinidade dos bolsistas e voluntários que conduzirão os encontros. Não é um curso, é uma articulação de interessados no aprendizado e treinamento de Libras.

Clube: grupo de pessoas (Participantes) que se inscrevem e que se reunirão, de modo presencial ou remoto, em um período de tempo  estipulado (em geral, 9 a 11 encontros).

Clube aberto: dirigido a qualquer interessado(a) na temática do grupo de estudo em questão.

Clube semiaberto: em parte, as vagas são para um grupo específico, mas outra parte é dirigida ao público em geral.

Clube restrito: dirigido a grupos específicos que demandaram temáticas para a Coordenação do Projeto, ou cuja necessidade foi percebida e assim o clube foi estruturado.

.
Temática do Clube: sinais da área de conhecimento de foco do grupo (ex.: Básico em Libras, Área da Saúde etc.).
.

Pilares da Metodologia da Aprendizagem Cooperativa

#PraCegoVer #PraTodosVerem – descrição: figura dos Pilares da Metodologia da Aprendizagem Cooperativa aplicados ao Clube de Libras UFC, incluindo os elementos: História de Vida, Interdependência Positiva, Responsabilidade Pessoal, Interação Promotora, Habilidades Sociais e Processamento de Grupo.
Metodologia da Aprendizagem Cooperativa: é a metodologia utilizada pelo Projeto. No escopo desta teoria, o  aprendizado é entendido como um processo eminentemente colaborativo, abrangendo também os aspectos de responsabilidade individual e o desenvolvimento de habilidades sociais, sempre visando os ganhos coletivos que beneficiam os indivíduos envolvidos [mais detalhes neste link].

.
Encontros: são os momentos de interação entre o(a) líder e os participantes, que têm a duração prevista de 60 minutos. Os encontros podem ser presenciais ou remotos, e se remotos, podem ser síncronos (acontecem em tempo real, via Google Meet ou plataforma correspondente) ou assíncronos (acontecem por meio de interações sequenciadas, que podem não ser imediatas). No caso dos encontros assíncronos do Clube de Libras UFC, nos horários agendados o(a) líder ficará à disposição dos participantes para a resolução de dúvidas e para a devolutiva das tarefas encaminhadas.
.

Integrantes: aqueles que compõem o time fixo do Projeto [neste link], ou seja, os componentes da coordenação do Projeto e os líderes.

Coordenação: Coordenadora, Vice-Coordenador e Docentes do Projeto.

Líder: bolsista ou voluntário(a) que conduz o clube a partir das diretrizes recebidas da Coordenação do Projeto.

.
Participantes: aqueles que se inscreveram para compor o clube com o objetivo de aprenderem e praticarem a Língua Brasileira de Sinais. Podem ser indivíduos com ou sem vínculo com a UFC.
.
.

3) Fluxo de Atividades dos Líderes
Fluxo das Atividades dos Clubes de Libras

Imagem: Fluxo das Atividades dos Clubes de Libras – Planejamento, Execução, Acompanhamento, Avaliação e Inovação

Em linhas gerais, são cinco as etapas referentes às atividades do Projeto Clube de Libras UFC:
.
PLANEJAMENTO: os líderes devem planejar suas rotinas pessoais considerando-se os horários em que se comprometeu para as atividades do Clube que vai conduzir. E, em relação ao que será executado no Clube, os líderes devem desenvolver organização e disciplina. A coordenação do Projeto criou o formulário Agenda que alia o planejamento, a execução e o acompanhamento de todas as atividades de um Clube.
.
EXECUÇÃO: a condução do clube com o apoio da Coordenação do Projeto, em caso de dúvidas ou problemas. O formulário Agenda (vide no próximo tópico) é essencial para o registro das atividades que são realizadas e planejadas.
.
ACOMPANHAMENTO: por meio do formulário Agenda, os líderes podem registrar a presença e as atividades dos participantes, o que será necessário para a tabulação dos dados no final de cada clube. Estes dados são úteis para a elaboração de relatórios e artigos.
.
AVALIAÇÃO: tanto os participantes poderão expressar suas considerações sobre o período do clube, como também os líderes em seus respectivos formulários de avaliação.
.
INOVAÇÃO: os dados obtidos no processo de Avaliação serão analisados, e assim medidas inovadoras poderão ser implementadas visando o aprimoramento contínuo das atividades do Projeto Clube de Libras UFC.
.
IMPORTANTE: as atividades acima devem ser sempre realizadas atentando-se à segurança da informação. É muito importante zelar pelas senhas e pelos acessos às contas utilizadas no Projeto em várias plataformas. Por isso, todos os integrantes do Projeto devem realizar uma leitura minuciosa da Cartilha de Segurança para Internet [neste link].
.
.
As atribuições de praxe dos líderes dos clubes estão detalhadas a seguir:
.

*>> Antes do início dos Clubes

• Comunicar à Coordenação do Projeto as datas e horários disponíveis para a atuação no Clube de Libras UFC.
• Após o fechamento do período e da temática do Clube, preparar o Formulário AGENDA do mesmo [vide modelo clicando no botão amarelo à direita], o qual também será atualizado na duração do Clube, com as presenças dos participantes e também com os planejamentos atualizados para os tópicos e atividades de cada encontro.
• O(A) bolsista deverá checar, todos os dias, o Instagram do Projeto, e responder as demandas que surgirem nesta plataforma. Esta atividade deverá ser executada durante o período da bolsa.
• Consultar e, quando possível, incluir mais conteúdo na Biblioteca Virtual do Projeto [link privativo da Coordenação e dos Líderes do Projeto].
• Verificar, na postagem “Preparativos para cada Clube” (clicar no banner à direita) outros procedimentos necessários.
.

4) Código de Conduta dos Líderes do Projeto Clube de Libras UFC

Preparação do material dos Clubes
• Atentar para a segurança da informação referente às contas utilizadas no Projeto em várias plataformas, para isso, realizar uma leitura minuciosa da Cartilha de Segurança para Internet [neste link].
• Sempre lembrar de incluir as referências dos trabalhos a serem utilizados, obedecendo as regras da ABNT nas produções escritas.
• Na redação científica, ter cautela com plágio e autoplágio, evitando-os a todo custo.
• Os líderes cedem o uso de sua imagem e voz para vídeos que serão postados no canal do Projeto no Youtube.
.
Encontros com os Participantes
• Adoção de uma postura de cortesia e respeito para com todos os participantes.
• Ser pontual e assínduo(a) em relação aos compromissos firmados em cada clube que assumir, planejando a agenda pessoal em conformidade com os horários de atuação previstos.
• De forma delicada e sensível, encerrar  assuntos que não se referem ao aprendizado da Libras ou que gerem polêmica (religião, política etc.) dentro do ambiente virtual do Whats App ou durante os encontros síncronos.
• Evitar comentários sobre a atual pandemia, pois o momento do encontro visa também proporcionar um refrigério para as mentes de todos, já cansadas de notícias tristes.
• Durante a duração do clube, evitar contatos com os participantes que extrapolem os momentos referentes ao aprendizado de Libras. Desde já, é essencial que se desenvolva nos líderes a mentalidade do profissionalismo: afeições pessoais e aprofundamentos de amizades devem ser deixados, se acontecerem, para depois da finalização do clube.
.
Relacionamento com a Coordenação do Projeto
• Adoção de uma postura de cortesia e respeito para com a coordenação do Projeto.
• Seguir as diretrizes apontadas pela coordenação do Projeto e, se na dinâmica do Clube, mudanças de planos devam ser feitas, comunicá-las com antecedência.
• Em situações imprevistas, informar a Coordenação do Projeto sobre as datas/horários alterados, bem como, se for o caso, sobre a impossibilidade de prosseguir conduzindo o clube em questão, pois assim a Coordenação poderá avaliar as providências a serem tomadas e, junto ao(à) líder, buscar alternativas para os problemas que surgirem.
• Quaisquer problemas que surgirem, de relacionamento com os participantes ou de outra natureza, devem ser comunicados à Coordenação do Projeto, que procurará mediar a situação.
.

Referências

JOHNSON, David W.; JOHNSON, Roger T.; SMITH, Karl. The state of cooperative learning in postsecondary and professional settings. Educational Psychology Review, vol. 19, pp. 23-24, 2007. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007/s10648-006-9038-8#citeas>. Acesso em: 25 jan. 2021.
.
UFC. Resolução nº 04/Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), de 27 de fevereiro de 2014. Baixa normas que disciplinam as Atividades de Extensão da Universidade Federal do Ceará. Disponível em: <https://prex.ufc.br/wp-content/uploads/2016/10/resolucao04cepe-27fev2014-nomas-ativs-extensionistas.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2021.

Exibir subpáginas.
Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo