Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Clube de Libras UFC

Área do conteúdo

2021 – Encontros Universitários 2020

Projeto CLibrasUFC nos EU2020

#PraCegoVer #PraTodosVerem – descrição: banner de fundo laranja com os logotipos dos Encontros Universitários da UFC e o brasão da UFC. A seguir, à esquerda, tem as palavras-tema dos Encontros, que são “dinamismo, inovação, conexão”. à direita das palavras, tem o título “Clube de Libras UFC Apresentações On-line”. A seguir, há as fotos do Hermany Vieira (no dia da seleção de bolsista em 2020) e, à direita, a foto da bolsista Geisiele Cavalcante. As demais informações sobre as apresentações deles estão a seguir.

.

1) LIVE – 11.março – 15 horas | Mostra Extensão
Aprendizagem Cooperativa e o ensino de Libras – uma parceria necessária
Hermany Vieira, Vice-Coordenador do Projeto Clube de Libras UFC


2) Apresentação Oral: 
XXIX Encontro de Extensão
O interesse de ouvintes no aprendizado da Libras: compreendendo a necessidade de uma interação significativa com a comunidade surda

Codificação: 2.06.23.015
Área: Benfica – Educação
Orientadora: Karen Rachel Santos Clark
Autora Principal: GEISIELE CAVALCANTE DE SOUSA
Co-Autores: Karen Rachel Santos Clark
Marilene Calderaro da Silva Munguba
Mariana Farias Lima
Daniel Almeida de Lima
Apresentação: Oral   Dia: 11   Hora: 16h   Sala: 19   Slides: neste link
Identificação: 2.06.23.015
Resumo:

O presente trabalho visa abordar o interesse de ouvintes no aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Comparativamente à pesquisa conduzida por Vasconcelos et. al. (2016) e Santos (2020), partiu-se do pressuposto que ouvintes almejam aprender Libras, seja por terem familiares ou contatos contínuos com surdos, seja por compreenderem a importância deste conhecimento para ensejar interações significativas com a comunidade surda. Nesta perspectiva, foi criado o projeto de extensão Clube de Libras UFC, o qual visa a difusão do conhecimento da Libras para toda a sociedade de Fortaleza-Ceará. Em razão da pandemia, os planos iniciais foram ajustados e, no segundo semestre de 2020 foi possível iniciar um “clube” em uma instituição de treinamento, na área de saúde. Utilizando-se princípios da metodologia de aprendizagem cooperativa, foram organizadas duas turmas de encontros semanais. Foi, então, realizada uma pesquisa qualitativa sobre as motivações dos participantes para o ingresso nas turmas e para que elas avaliassem a trajetória do curso. O questionário foi divulgado no grupo de WhatsApp de cada turma e foi respondido por meio de um formulário online em um período de 3 dias. Verificou-se que as razões apontadas diziam respeito principalmente à importância dada ao aprendizado da língua, visando interações com a comunidade surda, independentemente do fato de existirem laços de parentesco ou contato contínuo com surdos em ambientes extrafamiliares. A análise das respostas dos 19 participantes indicou que pode haver uma demanda reprimida na sociedade no que tange ao aprendizado da Libras, e é de interesse do Projeto Clube de Libras UFC trabalhar para que esta necessidade seja atendida.

 

Acessar Ir para o topo