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Universidade Federal do Ceará
Clube de Libras UFC

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Clube LiCA

Logotipo – Clube LiCA Libras + Carreira Autodirigida

Hackathon Inovando UFC 2021
Desafio Temático: Empregabilidade
Proposta do Projeto Clube de Libras UFC

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1. Introdução

O 1º Programa de Inovação Colaborativa – Hackathon Inovando UFC 2021 [vide link] enseja uma oportunidade excecional de geração de ideias para os desafios propostos na presente edição. No caso do Projeto Clube de Libras UFC, a equipe visa contribuir com uma proposta para o desafio temático ‘Empregabilidade’ e, a seguir, serão apresentados alguns insights que embasarão o conjunto das ideias que deverão ser validadas pelos Mentores da Equipe 6.
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2. Componentes da Equipe 6 [Empregabilidade] e Mentores

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Fotos dos integrantes da Equipe com suas titulações mais relevantes.

COMPONENTES  ::  Karen Clark [vide Lattes], Hermany Vieira [vide Lattes], Geisiele Sousa [vide Lattes], Janyelle Varela [vide Lattes] e Rita Nascimento.
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MENTORES ::  Prof. Rogério Mâsih [vide Lattes] e Everardo Domingos [vide Lattes], respectivamente Coordenador e Integrante da Coordenadoria de Estágios/Prex/UFC.

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3. Caso Real ocorrido em Fortaleza/CE

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HQ Dilema e Força

Tirinha relatando um caso real, ocorrido em Fortaleza/CE, no qual um gestor escolheu uma candidata que sabia Libras, já que este diferencial os demais candidatos não tinham. Também chama a atenção para a importância da teoria da Carreira Autodirigida, aliada às Soft Skills e à Metodologia da Aprendizagem Cooperativa, como enfrentamento de eventuais fracassos na vida profissional e na perspectiva de contínuo autodesenvolvimento.

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4. Contexto

► A UFC quer melhorar o nível de empregabilidade de seus discentes;
► O mercado de trabalho é concorrido, e muitos têm praticamente o mesmo perfil técnico;
► Dinâmicas de recrutamento e superação de fracassos requerem habilidades socioemocionais (soft skills).
► Artigo científico: Looking for the right kind of person: recruitment in nature tourism guiding. Discussions about the working life have focused on the increasing centrality of employees’ personality as a job skill (neste link).

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5. Ideação do Projeto

Considerando o arcabouço teórico que fundamenta a presente proposta (vide tópico 6. abaixo), a Equipe do Clube de Libras UFC entende que o fator ‘Empregabilidade’ deve ser abordado a partir de uma ótica de preparação para os desafios da vida profissional, bem como pelo desenvolvimento de uma sensibilidade inclusiva.

Logotipo – Clube LiCA Libras + Carreira Autodirigida

O projeto, então, recebe o seguinte título:
CLUBE LiCA – Libras + Carreira Autodirigida

Por meio de grupos de estudos, ‘clubes’ conforme o modelo que foi adotado no Projeto Clube de Libras UFC [vide link], os discentes da UFC teriam contato com os seguintes conteúdos:

♦ Carreira Autodirigida com ênfase nas Soft Skills [conteúdo ministrado pelos gestores do Projeto, Karen e Hermany]

♦ Perspectiva Pessoal Inclusiva, com foco nos artefatos da Cultura Surda [conteúdo ministrado pelo(a) bolsista do Projeto]

♦ Conhecimentos Introdutórios da Língua Brasileira de Sinais [conteúdo ministrado pela bolsista do Projeto]
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5.1. Objetivos do Projeto

♦ Equipar os discentes da UFC com uma noção mais abrangente de planejamento de carreira, com foco nas habilidades socioemocinais (Soft Skills), cada vez mais validadas no mercado de trabalho do terceiro milênio; e

♦ Despertar, nos participantes, um senso de inclusão dos portadores de deficiência, tanto na perspectiva de eventuais colegas de trabalho, como principalmente de clientes ou parceiros de negócios.

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5.2. Justificativa do Projeto

Considerando os tópicos 3.2., 3.3 e 3.4 acima, entende-se que:

♦ O ambiente altamente competitivo e instável do mercado de trabalho é muito desafiador e instável;

♦ É preciso desenvolver um espírito de flexibilidade e abertura para o novo naqueles que vão ingressar no atual mercado de trabalho; e

♦ Considerando que tanto as instituições públicas como também as privadas desejam se destacar por aspectos relacionados à inclusão social, é interessante habilitar os estudantes da UFC com os conhecimentos básicos sobre a Comunidade de Portadores de Deficiência e, em especial, despertá-los para o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais.

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5.3. Programação

♦ Realização de 3 Clubes Lica por BOLSISTA a cada semestre.

♦ 10 encontros on-line, sendo 1 hora/semana

♦ 1 encontro – abertura
4 encontros – Libras + Cultura Surda
4 encontros – Carreira Autodirigida
1 encontro – finalização

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5.4. Cronograma

JUNHO – Divulgação e Inscrições do(s) Clube(s)
JULHO a SETEMBRO – Realização do(s) Clube(s)
OUTUBRO – Divulgação e Inscrições do(s) Clube(s)
OUTUBRO a DEZEMBRO – Realização do(s) Clube(s)

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5.5. Cinco Vantagens do Projeto

♦ Site e mídias já disponíveis para divulgação (Projeto de Extensão – Clube de Libras UFC)

♦ Expertise na metodologia dos Clubes (vide link)

♦ Uma bolsista em potencial já experiente no Projeto Clube de Libras UFC – Janyelle

♦ Estimular os discentes da UFC no desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais

♦ Contribuir para que os egressos da UFC tenham uma Mentalidade Inclusiva

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5.6. Pedido de Bolsas

Duas bolsas, a fim de se realizar 6 Clubes de junho a dezembro de 2021, sendo cada Clube capacitando 25 discentes da UFC, totalizando 150 discentes alcançados no semestre.

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6. Pressupostos Teóricos e Referências

6.1. Empregabilidade
Empregabilidade sustentável significa que, ao longo de suas vidas profissionais, os trabalhadores podem alcançar oportunidades tangíveis na forma de um conjunto de capacidades. Eles também desfrutam das condições necessárias que lhes permitem para fazer uma contribuição valiosa através do seu trabalho, agora e no futuro, salvaguardando a sua saúde e bem-estar. Isso requer, por um lado, um contexto de trabalho que facilita isso para eles e, por outro, a atitude e motivação para explorar essas oportunidades.

Fonte: VAN DER KLINK, J. J. L. et al. Sustainable employability – definition, conceptualization, and implications: a perspective based on the capability approach. Scand Journal Work Environ Health, v. 42, n. 1, 2016. Disponível em: <https://cris.maastrichtuniversity.nl/portal/files/8184039/656922.pdf>. Acesso em: 3 ago. 2018.
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6.2. Sociedade Líquido-Moderna
As circunstâncias que envolvem a vida dos indivíduos e das organizações alteram-se a todo instante, em um tempo mais curto do que o necessário para uma devida assimilação das mudanças, e um nível de resposta à altura. É então realizado um esforço sobre-humano para que haja adaptações nos hábitos e rotinas de forma a atender às demandas que sempre estão em mutação.
Em uma sociedade “líquido-moderna”, as realizações conquistadas pelos indivíduos podem se tornar obsoletas em um piscar de olhos. Ação e estratégias de reação facilmente perdem a eficácia diante de contextos que já se alteraram e não sofrerão impacto pelo que foi feito. É uma situação de extrema incerteza.
Fonte:
BAUMAN, Zygmunt. Culture in a Liquid Modern World. 1 ed., Cambridge: Polity Press, 2013.
• ______. Vida líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.

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6.3. Carreira Proteana ou Carreira Autodirigida
Segundo Hall (2002), a carreira proteana é autodirigida e baseada na busca por um sucesso psicológico na realização de um trabalho. O termo “proteana” é oriundo do nome do deus grego Proteus, o qual era capaz de mudar de forma quando quisesse (TABORDA, 2012), uma noção bem condizente com o ritmo frenético de mudanças dos tempos atuais.

A flexibilidade, então, é uma característica intrínseca à capacidade de mudança. Bauman (2012) sugere que, na medida que o terceiro milênio força tantas mudanças rápidas e imprevisíveis, os indivíduos necessitam tem o mesmo tipo de flexibilidade dos elementos fluidos. Tendo em vista que estes podem “fluir, derramar, escorrer, salpicar, derramar, escorrer, inundar, pulverizar, escorrer, filtrar etc.”,  Bauman (2012)  ressalta que aqueles detentores de capacidades semelhantes não são facilmente interrompidos assim como os sólidos.

Figura das Causas e Consequências da Carreira Autodirigida (Fonte: KING, 2004).

 

Fontes:
• BAUMAN, Zygmunt. Liquid modernity. 16 ed., Cambridge: Polity Press, 2012.
• KING, Zella. Career self-management: Its nature, causes and consequences. Journal of Vocational Behavior, v. 65, 2004, p. 112–133. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/222573015_Career_self-management_Its_nature_causes_and_consequences_Journal_of_Vocational_Behavior_65_112-133>. Acesso em: 4 out 2016.
HALL, Douglas T. Careers in and out of organizations. London: Sage Publications, 2002.
• TABORDA, Sara M. C. Q. Carreiras proteanas e empregabilidade: estudo com uma amostra de chefias. 2012. 34 f. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) – Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Fortaleza, 2012. Disponível em: <http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/6918/9/ulfpie040145_tm_tese.pdf>. Acesso em: 3 ago. 2018.
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6.4. Setor Privado e Inclusão
Cada vez mais, as instituições pequenas e grandes têm se preocupado em alinhar seus objetivos em função das diretrizes internacionais de crescimento inclusivo. O crescimento inclusivo, conforme estipulado no site ‘Business for Inclusive Growth‘, é o crescimento voltado para criar e distribuir oportunidades para todos da sociedade.
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Fontes:
• BERNARDO, Luís Pais. Sector privado, inovação e ODS. Lisboa: CEsA – Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento/ISEG, 2020. Disponível em: <https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/20053/1/SectorPrivadoInovacaoODS.pdf>. Acesso em: 10 mai. 2021.
• ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. The Ten Principles of the UN Global Compact. Disponível em: <https://www.unglobalcompact.org/what-is-gc/mission/principles>. Acesso em: 10 mai. 2021.
• ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. Business for Inclusive Growth. Disponível em: <https://www.oecd.org/inclusive-growth/>. Acesso em: 10 mai. 2021.

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6.5. Aprendizagem Cooperativa e Competências Socioemocionais
No âmbito do Projeto Clube de Libras UFC, foi a adotada a Metodologia da Aprendizagem Cooperativa, a qual se fundamenta em 5 pilares conceituais [vide link], aos quais foi agregado o pilar ‘História de Vida‘ praticado pelo Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis da UFC (Pacce) [vide link]. Estes pilares podem ser equiparados às Competências Essenciais e as Competências de Gestores formuladas pelas Nações Unidas [vide link], e também às Cinco Macrocompetências elaboradas pelo Instituto Ayrton Senna, cuja metodologia recebeu o nome de Social and Emotional or Non-cognitive Nationwide Assessment (Senna), que traduzindo é Avaliação Social e Emocional ou Não Cognitiva Nacional [vide link].

 

Aprendizagem Cooperativa
Nações Unidas
Cinco Macrocompetências – Metodologia SENNA
» História de Vida – No primeiro encontro, cada participante deve ter um momento para sua apresentação pessoal. Conhecendo-se um pouco acerca dos colegas, cada um(a) tem uma perspectiva de mais respeito e empatia pela trajetória do(a) outro, o que propiciará um ambiente de mais cumplicidade no atingimento das metas de aprendizagem do grupo. Competência Essencial – Comunicação
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Competências de Gestão – Empoderamento de Outros, Contrução de Confiança
» ENGAJAMENTO COM OS OUTROS
» Interdependência Positiva – Incentivo a um sentimento de dependência mútua: “vamos juntos ou não vamos…”, “nadamos juntos, ou afundamos juntos”. Para isso é importante definir uma meta coletiva. Competências Essenciais – Comunicação, Trabalho em Equipe, Planejamento e Organização, Prestação de Contas
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Competências de Gestão – Liderança, Empoderamento de Outros, Contrução de Confiança, Gerindo a Performance, Discernimento e Tomada de Decisão
» ENGAJAMENTO COM OS OUTROS
» Responsabilidade Individual – Cada participante deve entender a importância de seu comprometimento com a meta coletiva. Em outras palavras, refere-se à participação individual em prol do grupo. Competências Essenciais –  Planejamento e Organização, Prestação de Contas
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Competência de Gestão – Gerindo a Performance, Discernimento e Tomada de Decisão
» AUTOGESTÃO
» Habilidades Sociais – A partipação em um Clube do Projeto Clube de Libras UFC também deve oportunizar um treino sobre aspectos essenciais da convivência humana, tais como ouvir com atenção, discutir ideias e não pessoas, solicitar que o(a) repita a ideia compartilhada com outras palavras pra ter certeza do entendimento correto da mensagem etc. Enfim, como cada participante deve estar atento ao próprio comportamento, a fim de dar sempre o devido respeito aos pares. Competências Essenciais – Comunicação, Trabalho em Equipe, Planejamento e Organização, Prestação de Contas, Criatividade, Orientação ao Cliente, Consciência Tecnológica
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Competências de Gestão – Liderança, Empoderamento de Outros, Contrução de Confiança
» RESILIÊNCIA EMOCIONAL
» Interação Promotora – O nome original deste pilar é “Interação Face a Face”, entretanto, devido às regras de distanciameto social, os encontros são realizados de forma remota. Mas o cerne deste pilar é que cada participante fala diretamente com o(a) outro(a), sem intermediários. É neste contato direto que são expressados elogios, reconhecimentos, sugestões, feedbacks etc.. Competências Essenciais – Comunicação, Trabalho em Equipe, Planejamento e Organização, Prestação de Contas, Orientação ao Cliente, Compromisso com a Aprendizagem Contínua, Consciência Tecnológica
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Competências de Gestão – Liderança, Empoderamento de Outros, Contrução de Confiança

»ABERTURA AO NOVO

» AMABILIDADE

» Processamento de Grupo – É um tempo de autoavaliação e avaliação das ações do grupo. Que bom (do que foi planejado fazer, o que deu certo?); Que pena (o que não deu certo? Horário, conteúdo, tempo de trabalho etc.); e Que tal (o que e como devemos mudar) é uma forma simplificada de avaliação. Verifica-se também o nível de envolvimento pessoal e do grupo. Competências Essenciais – Comunicação, Trabalho em Equipe, Prestação de Contas, Orientação ao Cliente
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Competências de Gestão – Contrução de Confiança, Gerindo a Performance

» AUTOGESTÃO

» ENGAJAMENTO COM OS OUTROS

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As Cinco Macrocompetências – Instituto Ayrton Senna

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Fontes:
• CARVALHO, Rodrigo S. de; SILVA, Robewrto R. D. da. Currículos socioemocionais, habilidades do século XXI e o investimento econômico na educação: as novas políticas curriculares em exame. Educar em Revista, n.63, jan./mar. 2017, Curitiba. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602017000100173>. Acesso em: 10 mai. 2021.
• INSTITUTO AYRTON SENNA. Competências socioemocionais para contextos de crise. Disponível em: <https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/socioemocionais-para-crises.html>. Acesso em: 10 mai. 2021.
• JOHNSON, David W.; JOHNSON, Roger T.; SMITH, Karl A. A Aprendizagem Cooperativa retorna às faculdades: qual é a evidência de que funciona? Change, vol. 30, n. 4, p. 26, jul./ago. 98. Disponível em: <https://clubedelibras.ufc.br/wp-content/uploads/2021/05/artigoacvoltaasaulas.pdf>. Acesso em: 10 mai. 2021.
• UNITED NATIONS. Competencies for the future, p. 13. Disponível em: <https://careers.un.org/lbw/attachments/competencies_booklet_en.pdf>. Acesso em: 10 mai. 2021.

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