Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Clube de Libras UFC

Área do conteúdo

Setembro Azul, um mês especial para a Comunidade Surda

Data de publicação: 23 de setembro de 2021. Categoria: Setembro Azul

Imagem: banner de fundo no estilo ‘jeans’, tendo um coração azul no meio, contendo os dizeres ‘Celebremos o Setembro Azul’ na cor branca, e ‘Mês de Valorização dos Surdos e da Língua de Sinais’ em amarelo. Mais abaixo, em um fundo branco, tem o logotipo do Projeto Clube de Libras UFC, que é composto de uma mão amarela à esquerda, e uma mão que se fecha à direita, sendo a representação da mão aberta em um tom de azul escuro, e a mão fechada, na frente, em um tom de azul claro.

Autoras: Geisiele Sousa e Karen Clark

Setembro marca a luta pela visibilidade da comunidade surda brasileira. Esse mês foi escolhido pois contém diversos eventos voltados à conscientização da acessibilidade e à comemoração de conquistas relevantes da comunidade surda ao longo da sua história.

Um dos grandes marcos na história dos surdos, e motivo de grande alegria, foi a criação do INES – Instituto Nacional de Educação dos Surdos, em 26 de setembro de 1857, e por isso essa data foi escolhida para ser o Dia Nacional dos Surdos. Mas não é apenas este marco que este mês contém. Dia 23 de setembro, hoje, é o Dia Internacional da Língua de Sinais e 30 de setembro é o Dia Internacional do Tradutor Intérprete.

Além disso, foi neste mesmo mês que ocorreu o Congresso de Milão, de 6 a 11 de setembro de 1880, onde mais de 160 educadores reuniram-se para discutir os rumos da educação de pessoas surdas, e a decisão final foi a proibição da língua de sinais. Os impactos do Congresso de Milão foram terríveis na comunidade surda em todo o mundo, mas estas ideias tão obscuras e prejudiciais à Comunidade Surda internacional foram paulatinamente vencidas e, hoje, a língua de sinais é uma realidade em vários países.

A cor azul é, de certa forma, uma homenagem aos surdos que enfrentaram o nazismo da 2ª Guerra Mundial (SETEMBRO AZUL, 2021). Os surdos, nos países conquistados pelos nazistas, eram obrigados a usarem uma faixa de cor azul no braço, indicando que eram portadores de uma deficiência. Ser deficiente naquele contexto significava morte. Felizmente, esta também foi uma ideia banida, e a sociedade tem reconhecido a Comunidade Surda plena de múltiplas potencialidades.

Em celebração a este mês tão significativo, o Campus de Crateús da UFC convidou a Vice-Coordenadora do Projeto Clube de Libras UFC, a Profª. Marina Figueiredo, para relatar um pouco de sua excepcional trajetória. Vide a seguir.

 


Toda a Equipe do Projeto Clube de Libras UFC celebra este importante mês, e cientes da importância da Comunidade Surda para a sociedade, prosseguimos batalhando para a expansão do conhecimento da Língua Brasileira de Sinais!

 

REFERÊNCIA:

SETEMBRO AZUL. História do Setembro Azul. Disponível em: <http://setembroazul.com.br/hist%c3%b3ria-do-setembro-azul.html>. Acesso em: 23 set. 2021.

Acessar Ir para o topo