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Clube de Libras UFC

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Projeto – Libras e Música no Coração

#PraCegoVer #PraTodosVerem – descrição: banner nos tons de azul claro e cinza, contendo no topoo símbolo da Libras (mãos em movimento), o brasão da UFC e o pedaço de uma pauta musical unidos por um coração em tracejado vermelho, adicionado do nome do projeto: “Libras e Música no Coração”. Abaixo e à esquerda há uma foto de um encontro do Clube de Libras UFC, sendo dirigido por Geisiele Cavalcante e um grupo de 5 participantes. Abaixo e à direita, há a ilustração de um ukulele e da figura de duas mãos como que segurando um coração vermelho que tem seu batimento representado por um traço amarelo em seu meio.

#PraCegoVer #PraTodosVerem – descrição: banner nos tons de azul claro e cinza, contendo no topoo símbolo da Libras (mãos em movimento), o brasão da UFC e o pedaço de uma pauta musical unidos por um coração em tracejado vermelho, adicionado do nome do projeto: “Libras e Música no Coração”. Abaixo e à esquerda há uma foto de um encontro do Clube de Libras UFC, sendo dirigido por Geisiele Cavalcante e um grupo de 5 participantes. Abaixo e à direita, há a ilustração de um ukulele e da figura de duas mãos como que segurando um coração vermelho que tem seu batimento representado por um traço amarelo em seu meio.

1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

1.1 Título do Projeto:

  Libras e Música no Coração

 

1.2 Período do Projeto:

  01.04.2021 a 31.12.2021

 

2. EQUIPE

2.1. Coordenadora Geral:
Karen Clark, Administradora e Coordenadora do Projeto Clube de Libras UFC, Pró-Reitoria de Extensão
karen@ufc.br

2.2. Consultora Técnica de Música:
Liu Man Ying, Professora Adjunta de Violino e Viola, Instituto de Cultura e Arte
liu_ufc@yahoo.com.br

2.3. Consultora Técnica de Libras:
Marina Figueiredo, Professora do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Casas de Cultura Estrangeira
profa.marinafig@ufc.br

2.4. Consultora Técnica de Interpretação Musical em Libras:
Graziele Gomes, Tradutora e Intérprete de Linguagem de Sinais, Secretaria de Acessibilidade
grazielegomes.ils@acessibilidade.ufc.br

2.5. Consultor Técnico de Saúde Cardiovascular:
Ricardo Pereira, Professor Titular de Cardiologia, Dept. de Medicina Clínica/Famed
ricardopereirasilva.ufc@gmail.com

 

3. SOBRE O PROJETO

3.1. LOCAL DE REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DO PROJETO:

  Locais de atuação do Projeto de Extensão Clube de Libras UFC [www.flickr.com/photos/clubedelibrasufc/albums]

 

3.2 PERÍODO DE REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DO PROJETO:

 01/04/2021 a 31/12/2021

 

3.3 LINKS DO PROJETO NA PLATAFORMA ONLINE:

 Site >  www.clubedelibras.ufc.br

Flickr > www.flickr.com/photos/clubedelibrasufc/albums

Instagram > www.instagram.com/clubedelibrasufc

 

3.4 PÚBLICO-ALVO:

 Almeja-se a demanda reprimida que há na sociedade por mais conhecimento da Língua Brasileira de Sinais. O foco é trabalhadores, adolescentes e crianças.

 

3.5 IDENTIFICAÇÃO DA EQUIPE DE TRABALHO E DO NÚMERO DE HORAS DEDICADAS AO PROJETO:

Haverá flexibilidade na questão dos horários. Os expostos a seguir são o mínimo exigido na plataforma do SIGAA Extensão.

NOME

CPF

INSTITUIÇÃO

HORAS

Karen Clark

 —

 UFC  04 hs/semana
Liu Man Ying

 —

 UFC  02 hs/semana
Marina Figueiredo

UFC 02 hs/semana
Graziele Gomes

UFC 02 h/semana
Ricardo Pereira UFC 02 h/semana
Valéria Rodrigues Voluntária externa 01 h/semana
Geisiele Cavalcante de Sousa UFC, Discente voluntária do Curso de Letras-Libras 4 hs/semana

 

3.6 RESUMO DO TRABALHO A SER DESENVOLVIDO NO PROJETO (JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS):

Máximo de 3500 caracteres

O título “Libras e Música no Coração” explicita os eixos de atuação das atividades pretendidas pelo presente projeto: (1) o aprendizado de Libras por ouvintes; (2) a utilização da música como ferramenta pedagógica de Libras; (3) a utilização da música como mais um meio de interação significativa com a comunidade surda; (4) a utilização da música como possibilidade terapêutica para estresse/ansiedade; e (5) a investigação científica referente aos benefícios da música para a saúde cardiovascular. É uma proposta inovadora e desafiante, entretanto a fundamentação desta interdisciplinaridade tem respaldo na literatura científica, como se verá a seguir.

Um interessante estudo conduzido pelo Projeto Harmonia, uma organização não-governamental voltada a ensinar música a crianças e adolescentes de baixa renda (na cidade de Los Angeles, EUA), concluiu que o aprendizado de música vai além de uma experiência prazerosa. Conforme reportado por Turner (2014), o cérebro estimulado pelas ondas sonoras impacta na capacidade da oralidade. Lems (2018), com base em pesquisas conduzidas entre adolescentes e jovens adultos, ressalta que a música também contribuiu na leitura e escrita, até em casos de aprendizado de outros idiomas.

São muitos os benefícios da música para o ser humano, e esta constatação já foi comprovada no alívio da ansiedade e de dores diversas (KILIC et. al., 2014; DEHCHESHMEH & RAFIEI, 2015). Mas um tipo específico de música pode trazer benefícios adicionais: a música vocal de orientação cristã. Conforme investigado por Hamilton et al. (2013, 2017), as melodias do cancioneiro cristão contribuem para um ânimo mais equilibrado frente aos desafios da vida. Em virtude das estrofes contendo mensagens de esperança e alegria, a música de orientação cristã pode ter um papel especial no enfrentamento da pandemia atual. Por também evocar uma atitude de gratidão, o que ajuda a olhar para os aspectos positivos da realidade (EMMONS e KNEEZEL, 2005), este tipo de canção tem o potencial de contribuir até para a saúde cardiovascular (TRAPPE, 2010).

Ainda que o presente projeto seja focado no aprendizado de Libras por ouvintes, em especial dos participantes do Projeto de Extensão Clube de Libras UFC, a tradução de Libras das canções escolhidas deverão atentar para a peculiaridade de se traduzir este gênero textual sonoro, conforme aponta Silva et. al. (2012), para surdos. Assim, considerando o disposto acima, elencam-se os seguintes objetivos para este Projeto: (1) facilitar o aprendizado e a memorização dos sinais de Libras, para os ouvintes que participam do Clube de Libras UFC; (2) atentar na escolha dos sinais que reproduzirão a poesia das canções (Silva et. al., 2012), a fim de que sejam inteligíveis à comunidade que o Projeto almeja alcançar: os surdos; (3) explorando o gênero “música vocal de orientação cristã”, privilegiar-se-á o uso de canções que enfoquem superação de problemas, alegria e esperança; e (4) investigar os benefícios que os treinos em interpretação em Libras de tais músicas trouxeram para a saúde cardiovascular dos participantes.

Tendo atravessado todas as eras do ser humano, e observando sua universalidade (LEMS, 2018), a música com certeza facilitará o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais no atualmente já estabelecido na instituição supracitada, e também em outras células que vierem a ser formadas.

 

3.7 REFERÊNCIAS

EMMONS, Robert A.; KNEEZEL, Teresa T. Giving thanks: spiritual and religious correlates of gratitude. Journal os Psychology and Christianity, vol. 24, n. 2, pp. 140-148, 2005. Disponível em: <https://emmons.faculty.ucdavis.edu/wp-content/uploads/sites/90/2015/08/2005-emmonskneezel.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2021.

DEHCHESHMEH, Faranak S.; RAFIEI, Hossein. Complementary and alternative therapies to relieve labor pain: a comparative study between music therapy and Hoku point ice massage. Complementary Therapies in Clinical Practice, vol. 21, n. 4, nov. 2015, pp. 229-232. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1744388115300050>. Acesso em: 6 jan. 2021.

HAMILTON, Jill B.; SANDELOWSKI, Margarete; MOORE, Angelo D.; AGARWAL, Mansi; KOENIG, Harold G. “You need a song to bring you through”: the use of religious songs to manage stressful life events. The Gerontologist, vol. 53, n. 1, pp. 26–38, 15 mai. 2013. Disponível em: <https://academic.oup.com/gerontologist/article/53/1/26/616535?login=true>. Acesso em: 12 jan. 2021.

HAMILTON, Jill B.; STEWART, Jennifer M.; THOMPSON, Keitra; ALVAREZ, Carmen; BEST, Nakia C.; AMOAH, Kevin; CARLTON-LaNEY, Iris B. Younger African American adults’ use of religious songs to manage stressful life events. Journal of Religion and Health, vol. 56, pp. 329-344, 2017. Disponível em: <file:///C:/Users/UFC/Downloads/Hamilton2017_Article_YoungerAfricanAmericanAdultsUs.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2021.

KILIC, Serap P.; KARADAG, Gulendam; OYUCU, Serpil; KALE, Ozlem; ZENGIN, Suat; OZDEMIR, Emine; KORHAN, Esra A. Effect of music on pain, anxiety, and patient satisfaction in patients who present to the emergency department in Turkey. Japan Journal of Nursing Science, 26 mar. 2014. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/jjns.12047>. Acesso em: 6 jan. 2021.

LEMS, Kristin. New ideas for teaching English using songs and music. English Teaching Forum, v. 56, n. 1, pp 14-21, 2018. Disponível em: <https://eric.ed.gov/?id=EJ1181080>. Acesso em: 6 jan. 2021.

SILVA, Cleuzilaine V. da; FEITOSA, Marcos P.; ANDRADE, Telma R.
Musicalidade em Língua Brasileira de Sinais: tradução e expressividade das músicas de língua portuguesa para Libras. In: Anais do III Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa, Curitiba (PR), 2012. Disponível em: <http://www.congressotils.com.br/anais/anais/tils2012_metodologias_interpretacao_silvafeitosa.pdf>. Acesso em: 6 jan. 2021.

TRAPPE, Hans-Joachim. The effects of music on the cardiovascular system and cardiovascular health. Heart, vol. 96, pp. 1868-1871, 9 nov. 2010. Disponível em: <https://heart.bmj.com/content/96/23/1868.info>. Acesso em: 12 jan. 2021.

TURNER, Cory. This is your brain. This is your brain on music. Site da National Public Radio (EUA), 10 set. 2014. Disponível em: <https://www.uwsp.edu/cofac/Documents/This%20Is%20Your%20Brain.%20This%20Is%20Your%20Brain%20On%20Music%20_%20NPR%20Ed%20_%20NPR.pdf>. Acesso em: 6 jan. 2021.

3.8 AÇÃO AFIRMATIVA: Acessibilidade

3.9 ATRIBUIÇÕES DOS PROPONENTES:

Descreva as atribuições que cada proponente terá no projeto.

Karen Clark, Coordenadora: articulação geral das atividades, organização dos trâmites burocráticos referentes às atividades e mediação, junto às instituições envolvidas, quanto ao desenvolvimento das atividades.

Profa. Liu Man Ying, Consultora Técnica: supervisão das atividades no que se refere à qualidade musical das apresentações.

Marina Figueiredo, Consultora Técnica: supervisão da interpretação em Libras das músicas a serem apresentadas.

Graziele Fraga, Consultora Técnica: supervisão da interpretação em Libras das músicas a serem apresentadas.

Prof. Ricardo Pereira, Consultor Técnico: a partir da anuência dos participantes, investigação e acompanhamento dos progressos clínicos obtidos a partir das músicas cristãs escolhidas para performance durante as reuniões do Clube de Libras UFC.

Valéria Rodrigues, Voluntária Externa: apoio nas atividades referentes à Coordenação do Projeto além de acompanhamento das ações no Clube que foi formado e nos eventuais que surgirão.

Geisiele Sousa, Voluntária/Discente UFC: estudo e treino dos sinais, sob a supervisão da Consultora Técnica desta área, referentes à  tradução em Libras das músicas a serem apresentadas.

 

3.10 PLANO DE TRABALHO DE VOLUNTÁRIOS:

Estudante do Curso de Letras Libras da UFC, preferencialmente, ou discente de outros cursos da UFC com comprovação de conhecimento da Libras

Estudo e treino dos sinais, sob a supervisão da Consultora Técnica desta área, referentes à  tradução em Libras das músicas a serem apresentadas. Deverá estar presente em todas as apresentações planejadas.

Estudante do Curso da área de saúde da UFC

Monitoração dos marcadores de saúde dos voluntários do Projeto Libras e Música no Coração, antes e depois que iniciam os treinos musicais

3.11 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO PROJETO:

Apresente o cronograma de atividades do projeto para 2021 com a previsão das apresentações públicas dos resultados artísticos e das ações de contrapartidas sociais.

Abril a Novembro de 2021
– As músicas serão escolhidas e traduzidas em Libras nos encontros do Clube de Libras UFC
– Será providenciado o envio das frequências mensais dos bolsistas
.
Abril a Junho de 2021

  • Condução de pesquisa, com a anuência dos participantes, em relação à saúde cardiovascular, antes e depois da participação no Clube de Libras UFC e com o impacto das músicas aprendidas.
  • Escolha das músicas a serem cantadas em Libras.
  • Avaliação do aprendizado de Libras dos participantes.

.

Julho a Dezembro de 2021

  • Condução de pesquisa, com a anuência dos participantes, em relação à saúde cardiovascular, antes e depois da participação no Clube de Libras UFC e com o impacto das músicas aprendidas.
  • Escolha das músicas a serem cantadas em Libras.
  • Avaliação do aprendizado de Libras dos participantes.

 

 

3.12 PLANO DE DIVULGAÇÃO DO PROJETO:

Informe como se dará a divulgação do projeto durante a vigência da bolsa.

As atividades do Projeto serão divulgadas nos canais:

1) Mídias do Projeto Clube de Libras UFC

Site >  www.clubedelibras.ufc.br

Flickr > www.flickr.com/photos/clubedelibrasufc/albums

Instagram > www.instagram.com/clubedelibrasufc

2) Mídias da Pró-Reitoria de Extensão:

Facebook > www.facebook.com/prexufc

Instagram > www.instagram.com/prexufc

 

4. RESULTADOS ESPERADOS:

4.1 CITE, PELO MENOS, 03 (TRÊS) CONTRIBUIÇÕES RELEVANTES DO PROJETO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES ARTÍSTICAS DA UFC:

Máximo de 3500 caracteres.

Pode-se afirmar que há um cuidado em preservar e difundir a cultura e arte na UFC desde a fundação de seu Museu de Arte, em 1961 (MAUC, 2021). Nas variadas apresentações artísticas que aconteceram nesta instituição desde seu início, em 1955 (UFC, 2021), parte das iniciativas artísticas foram paulatinamente sendo formalizadas como projetos extensionistas (exs.: Brincantes do Cordão do Caroá e Orquestra Sinfônica da UFC). Esta formalização contribuiu para fortalecer as ações, e sistematizar e até provar, para a sociedade, a importância dos investimentos nesta área do conhecimento.

Nesta perspectiva supracitada, e considerando também os amplos benefícios físicos e emocionais que são proporcionados aos humanos por meio do contato com arte e cultura, o Projeto Clube de Libras UFC almeja abrir esta vertente de atuação a fim de contemplar os seguintes objetivos:

1) Ressaltar a importância da tradução em Libras de canções para todos os públicos, considerando que a UFC deve planejar possibilidades para que as atuações artísticas oriundas de sua instituição incluam interações significativas com a comunidade surda;

2) Conscientizar os públicos da UFC, interno e externo, que a tradução em Libras de peças artísticas enriquece a realização das performances, possibilitando a surdos uma possibilidade maior de compreensão das mesmas e a ouvintes um contato a mais com esta Língua;

3) Educar os públicos das apresentações artísticas da UFC com relação à peculiaridades da Língua Brasileira de Sinais, enfatizando-se que a interpretação das canções deve atentar à compreensão da Comunidade Surda, a qual tem uma cultura e forma de se comunicar próprios e diferente da forma que ouvintes se expressam; e

4) Mostrar para a sociedade em geral, de modo presencial ou virtual, as canções de orientação cristã traduzidas em Libras como forma de divultar o nome da UFC e da Pró-Reitoria de Extensão da UFC. É interessante que a sociedade valorize a UFC como instituição, e conheça melhor as unidades que lidam com cultura e arte na universidade.

MUSEU DE ARTE DA UFC. Sobre o Mauc. Disponível em: <https://mauc.ufc.br/pt/sobre-o-mauc/>. Acesso em: 11 jan. 2021.

UFC. A universidade – início. Disponível em: <http://www.ufc.br/a-universidade>. Acesso em: 11 jan. 2021.

 

 

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