Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Clube de Libras UFC

Área do conteúdo

Assinatura digital da Declaração dos Participantes na plataforma Gov.BR

 

1) Assistir os tutoriais a seguir


.

.

.

.

2) Preparar, em PDF, a DECLARAÇÃO

2.1) Atualizar o Form Agenda do Clube finalizado e salvar o arquivo no formato PDF
• O(A) Líder acessa o Form Agenda do seu Clube
• Clica na barra lateral para chegar até a última página
• Atualiza os itens 1) Período; 5) Conteúdo compartilhado; 6) Grupo de participantes e 8) Carga horária*
• Copia a lista que foi colocada no item 6) Grupo de participantes e posta no grupo de WhatsApp do seu clube, a fim de checar se a escrita dos nomes está correta. Precisando corrigir algo, corrige. Não precisando, procede para os passos seguintes
• Verifica se a declaração está em uma página. Se não estiver, convém fazer ajustes no documento on-line para que todo o conteúdo fique só em uma página. Pode-se diminuir a fonte da parte CONTEÚDO, mas atentar para não ficar muito ruim a visualização.
• Tecla CTRL+P, e na parte PÁGINAS você vai escolher ‘Personalizado’ e escolher o número que está no topo direito (última página do form agenda), correspondente à página onde está a Declaração
• Verifica se o item DESTINO é ‘Microsoft Print do PDF’. Se não for, muda para este.
• Clica no botão ‘Imprimir’, o que vai fazer o download da última página, que é a Declaração.

.
2.2) Salvar o arquivo no formato .pdf colocando outro nome: C202…-..-DeclaracaoParticipantes+
.
.

3) Do computador, inscreve-se na Plataforma SouGov.BR e segue os passos devidos
Gov.BR
Assinador

3.1) Acessar www.gov.br/pt-br e se inscrever na plataforma, seguindo as orientações do tópico (1) acima
3.2) Já providenciar para a conta ser PRATA, a fim de ser possível utilizar o recurso da assinatura digital
3.3) Em outra aba, acessar https://assinador.iti.br para poder iniciar o processo de assinatura digital
3.4) Incluir a assinatura digital no pdf da declaração (tópico 2.4 acima)
3.5) Fazer o download da mesma

OBS.: Pode acontecer que algum dado esteja errado (ex.: nº de telefone) na plataforma, e isto inviabilize a assinatura digital. Neste caso, pode-se tentar corrigir isso seguindo o tutorial deste link. Se não aparecer as telas indicadas neste tutorial, pode-se tentar a seguinte estratégia: desloga-se da conta no navegador atual (por exemplo: Chrome) e depois loga-se no SouGov.BR a partir de um outro navegador (Mozilla ou Edge etc.).  Pode ser que apareçam as opções desejadas dentro da plataforma.

LINKS ÚTEIS:
1) Para verificar o nível da conta (bronze, prata ou ouro), após o login na mesma – https://servicos.acesso.gov.br/

2) FAQ SOUGOV.BR – http://faq-login-unico.servicos.gov.br/en/latest/

.

4) Fazer os devidos encaminhamentos da Declaração e do Form Agenda

4.1) Enviar ambos arquivos para o e-mail clubedelibras@ufc.br
4.2) Avisar a Coordenação, no WhatsApp GT CLibrasUFC, do encaminhamento da declaração e esperar a validação do documento
4.3) Após a validação, enviar o pdf da declaração com a assinatura digital para o grupo de WhatsApp do Clube

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo