Orientações para as visitas do GeoSurdosCE
.
PARABÉNS!
Se você está lendo esta página, é porque você é um integrante do Projeto de Extensão Georreferenciamento dos Surdos do Ceará (GeoSurdosCE)! Você agora faz parte de um time especial: um grupo de interessados em difundir a importância do aprendizado da Libras, e de como precisamos conhecer melhor a Comunidade Surda!
Veja as orientações a seguir, e assim o trabalho articulado dos integrantes do GeoSurdosCE será mais impactante!
.
1) Deixar preparada uma Folha de Registro das Visitas [neste link]
OBS.: Se for faltar, tirar cópias com o Carlos Fontenele, Assessor da PREX.
.
2) Trajar a camiseta do projeto.
.
3) Não esquecer de dois itens importantes: a garrafa d’água e um boné, para se proteger do sol nos trajetos!
1) A atuação será dividida assim:
►Bolsista 1: ficará responsável por ANOTAR o total das pessoas contactadas na Folha de Registro das Visitas e também por tirar umas 3 ou 4 fotos da abordagem, procurando NÃO RETRATAR DE FRENTE os entrevistados.
►Bolsista 2: juntamente com o(a) voluntário(a), abordará os lojistas e entregará o folheto dos sinais básicos para cada um(a) que for abordado(a)
►Voluntário(a): participará da conversa com os lojistas
.
2) Lembrar que NÃO É PARA TER PRESSA. A conversa é para transcorrer naturalmente. Quando for percebido que os contactados estão apressados, então é melhor encerrar logo a abordagem. Mas se for percebida receptividade, então será possível realizar todos os pontos do roteiro a seguir.
.
3) ROTEIRO DA ABORDAGEM:
3.1) INÍCIO O(A) BOLSISTA 1 inicia a abordagem apresentado-se com seu nome, o nome dos acompanhantes, explicando que são integrantes do Projeto Georreferenciamento dos Surdos do Ceará (GeoSurdosCE), e que é um projeto de extensão da UFC, o qual conta com o apoio do Shopping Benfica (quando as visitas forem neste shopping). . 3.2) O(A) VOLUNTÁRIO(A) comunica-se em Libras informando que é surdo(a) e que gostaria de falar um pouco sobre a importância do aprendizado da Libras por parte dos ouvintes. Enquanto o(a) VOLUNTÁRIO(A) fala em Libras, o(a) BOLSISTA 1 interpreta. . 3.3) O(A) VOLUNTÁRIO(A) então, pergunta: você(s) sabia(m) que aqui perto tem o Curso de Letras Libras da UFC, e que nele tem professores e alunos surdos? Então, estes surdos são clientes aqui, e seria muito que vocês pudessem prestar um bom atendimento aos surdos. Como? – Olhar o surdo de frente, pois alguns fazem leitura labial; – Procurar um papel para anotar as informações, se não sabe ainda Libras etc. – E para um atendimento melhor, APRENDER LIBRAS! . 3.4) O(A) BOLSISTA 1: – Informa também que hoje, aprender Libras, é também um diferencial de empregabilidade. Em situações de promoções, ou novas oportunidades diversas, se a pessoa souber Libras, isto conta ponto no currículo; e – Entrega o folheto dos sinais básicos em Libras . 3.5) ENCERRAMENTO O(A) VOLUNTÁRIO(A) agradece a atenção prestada, e solicita à audiência (transeuntes/funcionários/clientes que pararam para ouvir a conversa) que siga as redes sociais do GeoSurdosCE e do Clube de Libras UFC. É essencial mostrar, no verso do folheto, as redes sociais das Ações Coligadas pela Inclusão da Pessoa Surda, enfatizando o link que divulga as oportunidades atuais de aprendizado da Libras, presenciais e remotas. |
OBS.: O(A) BOLSISTA 2 poderá perguntar se há algum estudante da UFC, ou outra dúvida que for relevante para o registro das pessoas alcançadas.
Quando as visitas se encerrarem no dia, o(a) BOLSISTA 2 deverá tirar uma foto da(s) folha(s) com as anotações e postar no grupo GeoSurdosCE do WhatsApp. É uma medida de segurança, caso a folha se perca, os dados serão resguardados.
.
.
1) O(A) BOLSISTA 2 deverá:
► Incluir os números na planilha do Google Drive alinhando-as com a data do dia da visita;
► Tirar as fotos do celular e colocá-las no computador;
► Fazer o upload das fotos na conta Flickr do GeoSurdosCE; e
► Criar um álbum com as fotos tiradas no dia, e o título do álbum deverá seguir o padrão já usado nos outros álbuns (<ano corrente>, <dia>-<abreviação do mês> <identificação do evento>).
.
2) O(A) BOLSISTA 1 deverá:
► Acessar o álbum criado e escolher umas duas ou três fotos;
► Processo para o download das fotos: clica na foto desejada > clica na setinha de download, que se localiza na extremidade direita abaixo na tela > escolhe-se o tamanho GRANDE > repete-se estes passos para as fotos escolhidas;
► Fazer um banner, no Canva.com, apresentar à Profª. Marina, e se ela concordar, divulgar no instagram do Projeto. IMPORTANTE: não acessar o Instagram do GeoSurdosCE no celular, e sim na internet.
.
.
.
OBSERVAÇÕES:
1) Considerando o trabalho posterior às visitas, e lembrando a 4 horas de atuação por turno, as visitas ocorrem no período de 2 horas por tarde.
.
2) Se houver algum imprevisto que impeça a ida presencial à visita, É NECESSÁRIO avisar no grupo de WhatsApp do projeto, para assim a Profa. Marina ou a Karen avaliar se somente dois dos três integrantes de praxe devem ir ou não à visita.
.
3) Os bolsistas devem se revezar nas funções em cada visita: pois assim ambos serão treinados nas anotações do projeto, como também nos registros fotográficos.
.
4) No restante do mês de junho, e também em julho, será realizada um turno de visitas por semana (segunda ou sexta). Nos demais turnos, serão passadas atividades relacionadas a assuntos referentes à Comunidade Surda, à Libras, e também sobre escrita científica e elaboração de artigos. A partir de agosto, deverão ser articulados clubes de Libras no qual os bolsistas e voluntário do GeoSurdosCE deverão se engajar.
.
5) SUPER IMPORTANTE 1: sempre lembrar de registar no Diário Acadêmico, a cada dia de atuação no projeto, as atividades realizadas.
.
6) SUPER IMPORTANTE 2: NÃO GUARDE SUAS DÚVIDAS!
Durante sua jornada neste projeto, esteja sempre seguro(a) de que tanto a Profª Marina e a Karen estarão abertas a qualquer pergunta que surja no caminho, pois nosso interesse é o pleno desenvolvimento desta ação extensionista, o GeoSurdosCE, e para tanto, todo esclarecimento que for necessário contribuirá para o avanço das nossas atividades!
Update: 8.julho.2023