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Universidade Federal do Ceará
Clube de Libras UFC

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Voluntariado – Líder de Clube

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Haveria algum pré-requisito para ser um(a) Líder de Clube de Libras?
SIM!!
É PRECISO:
► Ter fluência em Libras e, preferivelmente, 100 horas (ou mais) de aulas comprovadas de aprendizado da Libras. No caso de discentes de curso superior de Letras Libras, ou Pedagogia Bilíngue, a carga horária das disciplinas já cursadas valeriam como comprovação
► Gostar de ensinar
► Ser alguém flexível e amistoso(a), pois vai lidar com públicos diversificados
► SER PONTUAL e cumprir compromissos assumidos
Ter cursado, na graduação, alguma disciplina de “Didática”, ou então ter os certificados dos cursos: “Formação de Facilitadores de Aprendizagem” [link] e “Estilos de Aprendizagem” [link], ambos da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP);
► Ter uma conta na plataforma www.canva.com para a elaboração dos slides do Clube
► Ter um bom conhecimento da Língua Portuguesa, para poder se comunicar satisfatoriamente no grupo de WhatsApp que todo clube de Libras tem.

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AVISOS ULTRA IMPORTANTES
► Não há nenhum tipo de bolsa ou contrapartida financeira para o voluntariado no projeto Clube de Libras UFC, ou seja, o ganho do(a) voluntário(a) NÃO É FINANCEIRO, é intelectual e experencial;
► Não há nenhum tipo de vínculo trabalhista com a UFC;
► Nos termos da Lei nº 13.709/18, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), cada voluntário(a) autoriza o tratamento dos dados pessoais fornecidos no formulário on-line acima, assim como permite à Universidade Federal do Ceará fornecer seus dados a terceiros, sejam pessoas físicas, jurídicas, órgãos públicos ou privados, desde que necessários ao cumprimento, à transparência e à finalidade das atividades institucionais da UFC;
► Cada voluntário(a) autoriza o uso de sua imagem e voz nas atividades acadêmicas do Projeto Clube de Libras UFC; e
► Sendo discente da UFC, e após a inclusão formal no Projeto, o(a) voluntário(a) poderá obter sua comprovação de vinculação por meio de declaração disponibilizada (a mesma declaração de integrante supracitada) em seu perfil no SIGAA (menu ‘Extensão’). Se o(a) voluntário(a) não for discente da UFC, a Coordenação do projeto providencia a declaração de participação e a envia para o(a) mesmo(a).

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E quais seriam as etapas para um possível ingresso na Equipe do Projeto Clube de Libras UFC?
Os candidatos devem tomar as seguintes providências:

Formulário On-line
Termo de
Compromisso

1 > Fazer uma leitura minuciosa do Termo de Compromisso de Voluntariado (no botão amarelo, à direita), a fim de averiguar as responsabilidades que serão assumidas por um(a) voluntário(a) no Projeto.

2 > Realizar uma leitura:
» da página MANUAL DO LÍDER (neste link);
» do pdf de abertura de um Clube (neste link).

3 > Responder ao formulário on-line acessível pelo botão azul à direita.

4 > Enviar, para o e-mail clubedelibras@ufc.br, os certificados que comprovam as horas de aula da Libras.
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A Coordenação do Projeto vai avaliar as respostas dadas no formulário on-line. Os candidatos avaliados positivamente passarão por uma entrevista e por uma avaliação pedagógica:

ENTREVISTA [com a coordenadora do projeto]: tratativas gerais.

AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA
Esta é uma simulação de uma transmissão de conhecimentos de um(a) Lider em um clube de Libras. Será avaliada a fluência do(a) candidato(a) em Libras, o(a) deverá elaborar uma aula de 20 minutos de duração, com o conteúdo que preferir. Esta aula será ministrada ao(a) integrante surdo(a) escalado(a) para tal, no dia e horário previamente combinado com o(a) candidato(a).
A avaliação das capacidades do(a) candidato(a) contemplará os requisitos: fluência na Libras; aproveitamento do tempo de aula (adaptação do conteúdo ao tempo disponível); capacidade de planejamento/produção do material didático; e metodologia utilizada.
O processos de avaliação também considerará a experiência prévia do(a) candidato(a) com o ensino; o nível de formação acadêmica; e a inserção do(a) candidato(a) na comunidade surda.

 

Posteriormente, o resultado da avaliação pedagógica será informado ao(à) candidato(a). Em caso de aprovação, ele(a) deverá:
– Assinar o Termo de Compromisso acima;
– Tirar uma foto neste modelo (muito espaço ao redor, sorrindo, e tendo como fundo uma parede de cor clara); e
– Articular, junto com a coordenação do Projeto, um clube específico que esteja em seu escopo de conhecimento.

Página atualizada em 25.janeiro.2024

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