Tutoriais – Usar o Gmail institucional por meio de um Gmail simples
- Primeiramente, dentro da conta @ufc.br, verifique se a opção “Acesso a app menos seguro” esteja ATIVADA: Clicar no ícone da conta (ou avatar: um círculo com uma letra maiúscula grande ou com foto) => clicar no botão Gerenciar Sua Conta do Google => clicar no menu Segurança => ativar o controle Acesso a app menos seguros: ATIVADA perto do final da página, tendo o cuidado de usar a credencial da conta @ufc.br.
- Na caixa de mensagens da conta @gmail.com, clicar no ícone de engrenagem na parte superior, próximo ao avatar;
- Em seguida, clicar em Contas e Importação. Na seção “Enviar e-mail como”, clicar na opção Adicionar outro endereço de e-mail;
- No quadro que aparece, deverão ser digitados o nome a ser exibido nas mensagens enviadas e o endereço de e-mail @ufc.br. Para saber se o endereço de e-mail deverá ser tratado como um ‘alias’, ver a observação abaixo. Também existe a opção de especificar um endereço para resposta diferente. Clicar no botão Próxima etapa;
Observação: A opção Tratar como um alias NÃO deve ser ativada para contas setoriais/gerenciais, contas de listas/grupos ou contas de outras pessoas.
- No quadro seguinte, digite a senha da conta @ufc.br; a configuração padrão para o SMTP é smtp.gmail.com usando TLS na porta 587. Clicar no botão Adicionar conta;
- Finalmente, será preciso confirmar esse endereço de e-mail através de um link enviado numa mensagem para ele ou pela digitação de um código de confirmação contido naquela mensagem;