EU2024 – Resumo Carlos
►ENCONTRO: IX Encontro de Iniciação Acadêmica (PRAE)
►TÍTULO DO PROJETO DE EXTENSÃO: Clube de Libras UFC
►AUTOR: Carlos Daniel de Lima Magalhães
►COAUTORES: Elton John de Almeida Silva | Jacqueline Sabino Braga | Rosângela Morais Martins de Lima | Ylza Jussara dos Santos Melo
►ORIENTADORA: Karen Rachel Santos Clark
►ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Humanas (Educação)
►OBJETIVO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: ODS 4 – educação de qualidade. Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
►TÍTULO DO RESUMO:
O IMPACTO DAS PARCERIAS NÃO FINANCEIRAS NAS ATIVIDADES DO CLUBE DE LIBRAS UFC
►RESUMO:
O Clube de Libras UFC é uma ação de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC). Desde sua criação, em 2020, seu objetivo é difundir a Língua Brasileira de Sinais (Libras) por meio da criação de grupos de estudo desta língua. O presente trabalho visa, então, destacar a importância dos parceiros internos e externos, não financeiros, que são vitais para o desenvolvimento das atividades desta ação extensionista. A fim de identificar e descrever como esses apoios impactam o projeto, a metodologia adotada englobou a obtenção de esclarecimentos por parte da coordenadora do projeto, uma análise bibliográfica do site www.clubedelibras.ufc.br e também a vivência do autor deste trabalho em um dos clubes de Libras. Verificou-se que os parceiros internos incluem setores da UFC como o Museu de Arte da UFC (MAUC), que cede o auditório para a realização de clubes; a Biblioteca Universitária, que disponibiliza horas de trabalho do vice-coordenador do projeto; e a Imprensa Universitária, que colabora com a impressão de materiais, como panfletos de divulgação. Entre os parceiros externos, destaca-se o Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE), o Shopping Benfica e algumas escolas públicas, que cedem espaço para a realização dos clubes. Pode-se, então, concluir que estas parcerias não financeiras asseguram a longevidade e o sucesso contínuo das iniciativas promovidas pelo Clube de Libras UFC. E, além dos agradecimentos devidos a estes parceiros, o time do projeto também agradece à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE), da UFC, pelo apoio precioso na concessão de bolsas para a efetividade das ações desenvolvidas, as quais têm se tornado mais profissionais e eficazes, beneficiando tanto a Comunidade Surda quanto os ouvintes que almejam aprender Libras.
►PALAVRAS-CHAVES:
Parcerias de projetos
Clube de Libras UFC
Difusão da Libras