Projeto Clube de Libras UFC marca presença nos EU2021
Data da publicação: 30 de novembro de 2021 Categoria: Encontros Universitários UFCA equipe do Projeto Clube de Libras UFC tem a satisfação de informar sua participação na Mostra de Extensão dos Encontros Universitários 2021 da UFC:
.
.
Da infância à velhice – os desafios de um surdo em Fortaleza
Com: Profª Marina Figueiredo (professora de Libras das Casas de Cultura Estrangeira da UFC e vice-coordenadora do Projeto Clube de Libras UFC) e Erika Eduardo (presidente da Associação dos Surdos do Ceará)
Link: EU2021 no Youtube [clique AQUI]
.
.
Multiplicadores de Libras: participantes do Projeto Clube de Libras UFC como mobilizadores potenciais da sociedade sobre a importância da Língua de Sinais
Autora Principal: Geisiele Sousa
Co-Autores: Karen Clark, Marina Figueiredo e Hermany Vieira
Link: Sala Virtual no Google Meet [clique AQUI]
Resumo:
As ações extensionistas da UFC têm o objetivo de produzir impactos positivos na sociedade. Nesta perspectiva, o Projeto Clube de Libras UFC, iniciado pela Pró-Reitoria de Extensão, visa, além de difundir a Língua Brasileira de Sinais entre ouvintes, provocar reflexões sobre as características da Comunidade Surda. Entende-se que, por meio deste conhecimento, haverá mais pontes de diálogo entre surdos e ouvintes. E o Projeto ambiciona igualmente que cada participante se empolgue com a Libras a ponto de estimular amigos e parentes para este mesmo aprendizado. Olhando para estes alvos, o presente trabalho visa mostrar os resultados e as conclusões animadoras de uma pesquisa qualitativa, respondida em julho deste ano, que apontou o quanto o Projeto Clube de Libras UFC representou um diferencial na visão dos 12 respondentes. A grande maioria (75%) enfatizou como o tempo de participação no Projeto, por meio dos encontros síncronos e assíncronos semanais, expandiu suas percepções sobre a Comunidade Surda e sobre a importância da sociedade em gerar mais oportunidades para o aprendizado da Libras. Conforme relatos da bolsista e das duas voluntárias que atuaram em 2021 na liderança dos clubes (todos de iniciação básica e alguns com temáticas específicas como Área da Saúde e Escola Pública), os participantes demonstraram, em várias ocasiões, o quanto valorizaram a oportunidade de aprendizado oferecida pelo Projeto e o desejo de incentivarem seus parentes e amigos para o conhecimento da Libras. A pesquisa supracitada e os relatos das integrantes (bolsista e voluntárias) corroboram para os achados de uma sondagem informal realizada também no mês de julho do corrente ano, a qual também mostrou a disposição dos participantes de serem ‘multiplicadores’ da Libras.