Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Clube de Libras UFC

Área do conteúdo

Biblioteca de Comunicados e Atividades Recomendadas dos Clubes

Data de publicação: 25 de março de 2023. Categoria: Notícias

Atualizado em 25.março.2023

 

⚠️⚠️ *AVISO IMPORTANTE* ⚠️⚠️
Foi enviado um convite para o Google Classroom deste grupo para todos os inscritos. Alguns já visualizaram o e-mail e aceitaram o convite. Outros, a maioria, ainda precisa fazer este procedimento.
Então:
1) Verifiquem a caixa de entrada do e-mail de vocês para acessar a mensagem deste convite e assim aceitá-lo
2) Se não acharem este e-mail, vejam na Caixa de SPAM
3) Se ainda não acharem depois de verificarem a Caixa de SPAM, entrem em contato comigo, no privado.
.
.

*ATIVIDADES RECOMENDADAS – Encontro 1*

► Praticar o Alfabeto Manual assistindo este vídeo [https://www.youtube.com/watch?v=sMeRXVaBSzc]

► Leitura da página sobre os pilares da Metodologia da Aprendizagem Cooperativa. Disponível em: www.clubedelibras.ufc.br/ap-cooperativa

———-
Destaque para o pilar da aprendizagem cooperativa:
3.3) Responsabilidade Individual
Cada participante deve ter um senso de autorresponsabilidade com o próprio aprendizado, lembrando-se da meta compartilhada (meta comum) referente ao aprendizado da Libras. É importante:
» realizar as ATIVIDADES RECOMENDADAS;
» ser pontual e assíduo(a); e
» ter foco durante os encontros.
———–

OBS.: Todos devem fazer estas atividades, e aqueles que faltaram ao encontro, se as fizerem e avisarem o(a) Líder, então sua ausência será abonada.

.
.

*LEMBRETE DA APLICAÇÃO DOS PILARES DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA INCENTIVADOS NO CLUBE*
» INTERDEPENDÊNCIA POSITIVA – é interessante que todos se esforcem para realizar as ATIVIDADES RECOMENDADAS, pois assim acompanharão melhor as evoluções do conteúdo ministrado e poderão participar melhor dos encontros, o que contribuirá para o avanço do grupo como um todo.

» HABILIDADES SOCIAIS – na Aprendizagem Cooperativa é natural que as habilidades sociais sejam praticadas e aprimoradas. Então, compreendendo-se que todos estão no Projeto para aprender, não se deve temer os erros, e a exposição pessoal passa a ter mais e mais naturalidade, contribuindo para o avanço do aprendizado individual e do grupo.

» INTERAÇÃO PROMOTORA – o contato ‘face a face digital’ entre líder e participantes e entre participantes entre si buscará a promoção da boa convivência, com feedbacks construtivos, elogios e palavras de incentivo para o aprendizado.

» RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL – cada um(a) deve ter um senso de autorresponsabilidade com o próprio aprendizado, esforçando-se para:
• realizar as ATIVIDADES RECOMENDADAS;
• ser pontual e assíduo; e
• ter foco durante os encontros.

*ATIVIDADES RECOMENDADAS – Encontro 2*
► Gravar um pequeno vídeo no qual você apresenta uma saudação, seu nome, utilizando o Alfabeto Manual e o seu sinal em Libras.
IMPORTANTE: É recomendável que o vídeo seja salvo no YouTube e o link compartilhado no grupo do WhatsApp.

► Pesquise por alguns dicionários da Libras e, caso deseje, compartilhe os resultados no grupo do Whatsapp. De antemão, salientamos que existem dicionários impressos, on-line, aplicativos de tradução para smartphone ou incorporados em sites da Internet, além de sinalários em canais do YouTube, Instagram e Facebook.

.
.

 

*Dicionário da Língua Brasileira de Sinais*
http://www.acessibilidadebrasil.org.br/libras_3/
.

*Tradutor Hand Talk*
Pra baixar para o celular

 

*Dicionário da Libras Rede Surdos*

*ATIVIDADES RECOMENDADAS – Encontro 3*

► Pesquise por sinais de advérbios de tempo em Libras. Utilize os dicionários ou aplicativos de tradução que foram recomendados ou pesquise na ferramenta de busca do Google, utilizando por exemplo os termos: LIBRAS SINAL HOJE

*►PROCESSAMENTO DO GRUPO*
O processamento do grupo é um dos pilares da Aprendizagem Cooperativa, a metodologia adotada pelo Clube de Libras UFC. Ele destina-se à autoavaliação dos participantes e à avaliação das ações do grupo. Desta forma, acesse o Google Classroom deste clube e deixe seus comentários e sugestões, atentando para as categorias:

– QUE BOM (faça uma auto avaliação e avalie as ações do clube. Por exemplo: do que foi planejado fazer, o que deu certo?);
– QUE PENA (o que não deu certo? Horário, conteúdo, tempo de trabalho etc.); e
– QUE TAL (o que e como devemos mudar) é uma forma simplificada de avaliação.

Link do Google Classroom: <link>

.
.

*Vídeo – Um surdo vai sozinho ao seu setor de trabalho*
<www.youtube.com/watch?v=NfmPX2u4bRU>

—-
TRADUÇÃO DO VÍDEO: Sempre vêm surdos aqui na Biblioteca, resolver problemas. Anteontem não tinha intérpretes de Libras e o surdo veio sozinho. Ao chegar lá fora, perguntou ao vigia onde era a Coordenação. Mas o vigia não sabe Libras e pensou que o surdo queria usar o banheiro. Então o surdo escreveu em um papel e mostrou, perguntando onde era a Coordenação.

Depois, lá na Coordenação, a secretária que sabia um pouco de Libras faltou ao trabalho e, como o surdo não sabia ler muito bem português, uma das bolsistas pediu que ele voltasse amanhã.

Ontem ele veio novamente, mas a secretária sentiu dificuldade na interação e teve alguns entraves comunicativos. Ela sabe um pouco de Libras e pratica, às vezes, mas não tem contato com surdos. Por isso, se um surdo vier aqui na Biblioteca, antes, é preciso pedir intérpretes de Libras, lá na Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui. Mas, às vezes, pode acontecer de os intérpretes não puderem vir. Por isso é importante que nós aqui da Biblioteca aprendamos Libras.

*ATIVIDADES RECOMENDADAS – Encontro 4*

► Grave um pequeno vídeo no qual você apresenta em Libras uma situação envolvendo a visita de um surdo ao seu setor de trabalho. Sua apresentação poderá ser apenas uma reprodução da situação mostrada no vídeo do encontro presencial, mas é importante que você associe o conteúdo ao seu setor de trabalho, mostrando o sinal do setor ou apresentando o nome com o alfabeto manual se não souber o sinal.

OBS. 1: Caso necessite assista novamente o vídeo apresentado em sala de aula ou revise o texto com a tradução do vídeo em português.
OBS. 2: Salve seu vídeo no YOUTUBE e poste o link aqui, no grupo do WhatsApp.

►Assistir ao filme: ‘Seu nome é Jonas’.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pc8mM0DHRB4

Obs.: Cada participante poderá comentar no fórum Google Classroom sobre as impressões que tiveram, após assistir ao filme, destacando temáticas e pontos importantes que contribuíram para seus conhecimentos sobre os sujeitos surdos, sobre a surdez, sobre a importância da Língua de Sinais para os surdos ou sobre outro aspecto importante que tenha identificado no filme e ache pertinente comentar.

Link do Fórum do Google Classroom: <link>

.
.

.
.

Acessar Ir para o topo