Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Clube de Libras UFC

Área do conteúdo

EU 2024 – Resumo da Janyelle (Encontro de Extensão)

ENCONTRO:  XXXIII Encontro de Extensão (PREX)

1) Tipo de apresentação: RODA DE CONVERSA

2) Área: Benfica – Educação

3) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 4 – educação de qualidade. Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

4) Título: A ADOÇÃO DE MENTORIA PEDAGÓGICA EM CLUBES DE LIBRAS

5) Autor Principal possui alguma deficiência?  [ X  ] Não

6) Orientador:

CPF: …

Nome: Karen Rachel Santos Clark
Celular:
E-mail: karen@ufc.br

.

7) Orientador possui alguma deficiência?  [ X ] Não

8) Coautores:

Elton John de Almeida Silva
Karen Rachel Santos Clark
.

9) Link p/ Mídia (opcional): deixar vazio

10) RESUMO:

O Clube de Libras UFC é um projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) que visa difundir a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Desde a sua criação, em 2020, o projeto tem sido procurado por voluntários que desejam dedicar uma hora semanal, para atuarem, gratuitamente, como líderes de grupos de estudos, compartilhando seus conhecimentos da Libras. Estes voluntários, antes de serem efetivados como preceptores, são avaliados pelo vice-coordenador do projeto, que é surdo, graduado em Letras Libras e especialista na área. A partir da experiência acumulada do projeto, observou-se a necessidade de implementação de mentorias, para auxiliar os voluntários com menos experiência didática, em suas atuações. Por isso, a autora do presente trabalho realizou uma pesquisa bibliográfica sobre “Mentoria Pedagógica”, para responder ao questionamento de como os pressupostos desta ferramenta estratégica poderiam ser aplicados nos encontros dos clubes de Libras. Pelos dados levantados, os mentores são indivíduos mais experientes que orientam e estimulam preceptores recém-chegados em práticas pedagógicas eficazes. No caso do Clube de Libras, a mentoria abrangeria indicações de planos de aulas, observação dos encontros dos clubes de Libras, dicas de dinâmicas dentre outras medidas consideradas positivas e engajadoras para o processo de ensino-aprendizagem dos participantes. Conclui-se, então, que a aplicação da mentoria pedagógica no desenvolvimento das atividades do projeto pode apresentar resultados positivos e, portanto, merece ser alvo de um estudo mais aprofundado, que abrangesse a formulação de um plano de intervenção, sua aplicação e avaliação dos resultados. A equipe do projeto aproveita o ensejo para agradecer à Pró-Reitoria de Extensão da UFC pelo valioso apoio às ações empreendidas, na medida que o projeto pôde ser agraciado com uma bolsa de extensão.
.

Introdução | Objetivos | Metodologia | Resultados (mesmo que parciais) | Conclusão | Agradecimentos

.

11) Palavras-Chave:
Mentoria Pedagógica
Clube de Libras UFC
Ensino da Língua Brasileira de Sinais

 

 

Após a confirmação do envio, o(a) discente vai receber, em seu e-mail, a comprovação de que seu resumo foi submetido à Plataforma dos EU2024. Por gentileza, enviar este e-mail para o clubedelibras@ufc.br

 

REFERÊNCIAS:

ALBUQUERQUE, Maria de Jesus F. C. de; OLIVEIRA, Elizângela F. de. Tutoria Pedagógica e currículo: intervenção e possibilidades de mentoria no tempo dos sujeitos. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 21, p. 1-16, 2023. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/pdf/curriculum/v21/1809-3876-curriculum-21-e60934.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2024.

MOREIRA, Maria A.; JORGE, José R. Diferenças entre a supervisão pedagógica e a mentoria. Scaffolding in Teachers Development: Mentoring and Mentors in Induction Programs. Disponível em: <https://loop.casadoprofessor.pt/wp-content/uploads/2023/07/Jose-Reis-Jorge-e-Maria-ALfredo.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2024.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo