Representantes do CENOPS UFC, Clube de Libras UFC e GeoSurdosCE participam do painel “Liderança Além do Óbvio” durante o evento CearáRH
Data da publicação: 5 de novembro de 2023 Categoria: Eventos
A 10ª edição do CearáRH Congresso de Gestão de Pessoas aconteceu nos dias 19 e 20 de outubro de 2023 no Shopping Riomar Fortaleza. O evento reuniu especialistas variados, inclusive gestores de iniciativas de impacto social, como os empreendedores Breno Oliveira e Carolina Ignarra.
Breno Oliveira, na condição de surdo de nascença, superou as muitas barreiras comunicacionais que a sociedade impõe à Comunidade Surda. Após enfrentar discriminação em entrevistas de emprego, com o apoio da família, fundou um negócio lucrativo cuja equipe é composta de 80% de surdos, a gelateria artesanal “Il Sordo”.
Carolina Ignarra é a fundadora e CEO do Grupo Talento Incluir, sendo uma das principais profissionais do Brasil quando o assunto é diversidade, inclusão e pessoas com deficiência. Cadeirante há mais de duas décadas após sofrer um acidente de moto, hoje ela coleciona realizações profissionais: muito mais do que meramente preencher o seu currículo, são marcos de quem possui uma trajetória única no que diz respeito à inclusão de pessoas com deficiência no mercado como força de trabalho e como público consumidor ativo.
Os administradores Fábio Nogueira e Karen Clark, respectivamente coordenador do CENOPS UFC e coordenadora do Clube de Libras UFC, também representantes do projeto Georreferenciamento dos Surdos do Ceará, prestigiaram o painel “Liderança além do Óbvio”, o qual contou com os palestrantes supracitados e a Sra. Ilmacir Siqueira, diretora de Diversidade e Inclusão da ABRH/CE. A profª Vanessa Vidal, docente da Licenciatura em Letras Libras/UFC, também esteve presente e foi citada como referência pelo empreendedor Breno Oliveira. Alguns registros fotográficos foram divulgados no álbum virtual do CENOPS UFC neste link.
A intérprete e também esposa do empreendedor Breno Oliveira, Angélica Amorim, mediou as variadas interações ocorridas na noite do dia 20 de outubro, as quais suscitaram possibilidades muito interessantes de possíveis ações conjuntas entre os empreendedores acima e os projetos da UFC que visam a inclusão da Comunidade Surda.
– – – – –
Fonte: Ítalo Freire, ex-bolsista de Design do CENOPS UFC, e Karen Clark, orientadora do CENOPS UFC e coordenadora do Clube de Libras UFC.