Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português

Universidade Federal do Ceará
Clube de Libras UFC

Área do conteúdo

Clube 2024-11 :: Básico de Libras EMOGB terças [CR] > em andamento

Encontros semanais às TERÇAS-FEIRAS
Período: 5.junho a 27.agosto.2024
Obs.: não haverá encontros no
mês de julho
Horário: 17h às 18h, formato presencial
Local: Escola Municipal Odilon Gonzaga Braveza

Público Alvo:
Clube Restrito – staff da Escola

Carga horária deste Clube: 8 h/a
Inscrições: gratuitas
Link da inscrição: divulgado, de forma
restrita, para o público indicado
Contato: clubedelibras@ufc.br

#PraCegoVer #PraTodosVerem: banner de fundo amarelo destacando, em um fundo azul claro, o logotipo do Clube de Libras UFC. A seguir, há um rapaz negro com uma fisionomia alegre e convidativa, além dos dizeres “Vem com a gente!”

.

Apoio Institucional:

#PraCegoVer #PraTodosVerem: logotipo do Projeto, o qual tem escrito, em fonte mais formal, ‘Georreferenciamento dos Surdos do Ceará’, e em fonte cursiva ‘Conhecendo e valorizando a Comunidade Surda’. O desenho, à direita, é o contorno do mapa do Ceará na cor azul escura tendo, internamente, duas figuras de pessoas se cumprimentando. A pessoa à esquerda é na cor azul clara, e a pessoa à direita é na cor amarela. Link | @GeoSurdosCe

#PraCegoVer #PraTodosVerem: logotipo da Escola Municipal Odilon Gonzaga Braveza, o qual tem um escudo ao centro, decorado com tiras verde claras e escuras, tendo contornado na cor dourada. Tem um círculo branco no qual o escudo está inserido e neste círculo está escrito ‘Escola Municipal de Fortaleza 2004, e no escudo está escrito ‘Odilon Braveza’. @odilon_braveza

 

O Projeto Clube de Libras UFC oferece a oportunidade para interessados no aprendizado da Língua Brasileira de Sinais de integrar o Clube 2024-11!

 

TÍTULO DO CLUBE:
BÁSICO DE LIBRAS EMOGB TERÇAS

.
1) Objetivo: fornecer os conhecimentos básicos da Língua Brasileira de Sinais para os participantes inscritos, bem como orientá-los sobre as principais características da Comunidade Surda, preparando-os para um atendimento mais adequado a este público.
.

2) Líder: Karla Dantas
Licenciada em Pedagogia (UFC), é professora na Escola Municipal Odilon Gonzaga Braveza e também Preceptora Voluntária no projeto Clube de Libras UFC. Também participa em projetos sociais como instrutora de crianças na Igreja Cristã Gileade, atuando na organização e participação de projetos na comunidade local e demais bairros e localidades que necessitam de apoio social. Áreas de interesse: Educação Especial; Educação Inclusiva; Autismo; Libras (Língua de Sinais Brasileira); Projetos Sociais Educativos; Educação Social e Ambiental [ CV Lattes ].

.
3) Vantagens para os participantes:
» Expandir conhecimentos com a assimilação dos sinais da Libras;
» Enriquecimento pessoal com novas formas de expressão facial e corporal, que oportunizam mais estímulos cerebrais;
» Contato com a Metodologia de Aprendizagem Cooperativa; e
» Possibilidade de fazer novos amigos!
.

4) Total de vagas: 30 participantes
Para o ato da inscrição, será necessário usar um e-mail do Gmail. Caso não possua, o(a) candidato(a) pode criar uma conta gratuitamente acessando https://accounts.google.com/SignUp. Se as inscrições ultrapassarem o número de vagas, os inscritos excedentes serão avisados e poderão acompanhar as próximas oportunidades pelo Instagram do Projeto [@ClubedeLibrasUFC].

.

5) Tópicos planejados de Libras:
• Apresentação pessoal em Libras
• Dados biográficos e familiares
• Alfabeto manual
• Saudações
• Profissões
• O surdo e a surdez (Filme: Seu nome é Jonas)

• Pronomes pessoais e interrogativos
• Mitos sobre o surdo e sobre a língua de sinais
• Advérbios de tempo
• Dias da semana
• Calendário
• Núcleo familiar
• Sinais do mundo cristão


.

6) CÓDIGO DE CONDUTA DOS PARTICIPANTES:
• Todos deverão adotar uma postura de cortesia e respeito para com a Líder e todos os participantes;
.
• Tanto nas interações do Whats App como nos momentos dos encontros, assuntos que não se referem ao aprendizado da Libras devem ser evitados, principalmente se têm potencial de polêmica e beligerância;
.
• Os participantes devem ter compromisso com o Clube, procurando estar presente nos encontros e também realizando as Atividades Recomendadas, no máximo possível. Em caso de complicações na vida pessoal que impeçam a continuidade de permanência no Clube, deve-se avisar a Líder sobre a desistência.

.

GLOSSÁRIO DO CLUBE DE LIBRAS UFC

Projeto Clube de Libras UFC: projeto de extensão da UFC iniciado em 2020, cujo objetivo é a difusão da Língua Brasileira de Sinais. “Clubes” de Libras são organizados a partir das demandas de assuntos que chegam à Coordenação do Projeto atentando para as áreas de afinidade dos bolsistas e voluntários que conduzirão os encontros (Líderes), os quais têm conhecimento na área. Não é exatamente um curso, é mais uma articulação de interessados no aprendizado e treinamento de Libras.
.
Clube: grupo de pessoas (Participantes) que se inscrevem e que se reunirão, de modo presencial ou remoto, em um período de tempo  estipulado (em geral, 9 a 11 encontros).

Clube aberto: dirigido a qualquer interessado(a) na temática do grupo de estudo em questão.
.
Clube semiaberto: parte das vagas é dirigida a um grupo específico, e a outra parte a qualquer interessado(a).
.
Clube restrito: dirigido a grupos específicos que demandaram temáticas para a Coordenação do Projeto, ou cuja necessidade foi percebida e assim o clube foi estruturado.

.
Temática do Clube: sinais da área de conhecimento de foco do grupo (ex.: Básico em Libras, Área da Saúde etc.).

 

Pilares da Metodologia da Aprendizagem Cooperativa

#PraCegoVer #PraTodosVerem – descrição: figura dos Pilares da Metodologia da Aprendizagem Cooperativa aplicados ao Clube de Libras UFC, incluindo os elementos: História de Vida, Interdependência Positiva, Responsabilidade Pessoal, Interação Promotora, Habilidades Sociais e Processamento de Grupo.

Metodologia da Aprendizagem Cooperativa: é a metodologia utilizada pelo Projeto. No escopo desta teoria, o  aprendizado é entendido como um processo eminentemente colaborativo, abrangendo também os aspectos de responsabilidade individual e o desenvolvimento de habilidades sociais, sempre visando os ganhos coletivos que beneficiam os indivíduos envolvidos [mais detalhes neste link].
.
Encontros: são os momentos de interação entre o(a) líder e os participantes, que têm a duração prevista de 60 minutos. Os encontros podem ser presenciais ou remotos, e se remotos, podem ser síncronos (acontecem em tempo real, via Google Meet ou plataforma correspondente) ou assíncronos (acontecem por meio de interações sequenciadas, que podem não ser imediatas). No caso dos encontros assíncronos do Clube de Libras UFC, nos horários agendados o(a) líder ficará à disposição dos participantes para a resolução de dúvidas e para a devolutiva das tarefas encaminhadas.
.
Integrantes: aqueles que compõem o time fixo do Projeto [neste link], ou seja, os componentes da coordenação do Projeto e os líderes.

Coordenação: Coordenadora, Vice-Coordenador e Docentes do Projeto.
.
Líder: bolsista ou voluntário(a) que conduz o clube a partir das diretrizes recebidas da Coordenação do Projeto.

.
Participantes: aqueles que se inscreveram para compor o clube com o objetivo de aprenderem e praticarem a Língua Brasileira de Sinais. Podem ser indivíduos com ou sem vínculo com a UFC.

7) Metodologia dos encontros:
Os conceitos sobre Libras e sobre a Comunidade Surda serão repassados utilizando-se o conteúdo do canal do Projeto [neste link] e estimulando-se a participação coletiva do grupo, visando a aplicação da Metodologia de Aprendizagem Cooperativa [neste link].
.
• Atividade Recomendada:  a cada encontro, uma ou mais atividade serão recomendadas para aprofundamento dos estudos em Libras, a qual também será considerada em caso de abono de ausências.
.
• Atividade Avaliativa:  atividade que contará ponto.
.
• Grupo no WhatsApp: os comunicados para os participantes serão realizados por meio desta plataforma.
.
• Google Classroom: em três momentos no decorrer do clube, cada participante poderá deixar suas impressões sobre os encontros, até então, a respeito de seu aprendizado/experiência [vide tópico ‘Processamento de Grupo’ neste link].
.
• Imprevistos: algum imprevisto que venha afetar a agenda dos encontros será comunicado aos participantes, e o encontro que foi impossibilitado poderá ser substituído pela recomendação de algum vídeo ou outra atividade. Em virtude outras atividades em curso no Projeto, não há reposição de encontros.
.
• Feriados e pontos facultativos: em feriados e pontos facultativos, não há encontros, porém o(a) Líder pode recomendar alguma atividade de aprendizado.
 

8) Comprovação da participação: os inscritos que obtiverem o mínimo de 75% de presença e também ter realizado a tarefa que será cobrada no último mês do clube terão direito a ter o nome na declaração referente a todos os participantes do Clube [vide modelo neste link]

.
9) Esclarecimentos adicionais:
• Em situações que demandarem exclusividade do grupo de participantes, como em caso de participação de grupos de menores de idade (cuja formação de turma deve ser controlada visando a proteção de todos), o processo de inscrição é mediado pela escola onde os participantes em potencial estudam. O formulário on-line das inscrições é elaborado pela equipe do Projeto CLibrasUFC e é remetido para a Coordenação dos estudantes, a qual poderá repassá-lo aos mesmos. Atingindo-se o total de vagas, o formulário é encerrado.
.
• Em caso de instituições que se interessem em abrigar/promover para colaboradores/alunos um clube de Libras, a parceria que o Projeto Clube de Libras UFC oferece é respaldada por um termo que deve ser assinado pela instituição parceira e tramitado pelas instâncias de aprovação da UFC. Confiando-se na boa vontade de ambas as partes, os encontros do Clube podem ser iniciados enquanto a tramitação do termo ocorre.
.
• A participação no Clube de Libras UFC pressupõe autorização para uso da imagem pessoal em fotos ou prints das aulas remotas com vistas ao material de divulgação do Projeto, conforme se vê neste álbum virtual.
.
• Em virtude da Lei nº 13.709/18, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), a inscrição neste Clube pressupõe, de seus participantes, a autorização para o tratamento de dados pessoais fornecidos neste formulário, assim como permitem à Universidade Federal do Ceará e aos parceiros listados acima fornecer seus dados a terceiros, sejam pessoas físicas, jurídicas, órgãos públicos ou privados, desde que necessário ao cumprimento, à transparência e à finalidade das atividades institucionais deste clube.
.
• INSCRIÇÕES DE MENORES DE IDADE: fazer o download do documento CLibrasUFC-Autorizacao-ParticipacaodeMenor.docx e seguir as instruções ao final do mesmo.
 

10) Gentileza dos participantes: como contrapartida dos participantes, solicitamos a gentileza de curtir e acompanhar o nosso canal no Youtube [neste link] e no Instagram [neste link]. Também somos engajados em iniciativas solidárias, e por isso estimulamos a todos a considerarem, de forma totalmente opcional, alguma doação aos Projetos Nova Esperança e Nova Vida [vide link].

.
11) Referências:

ADJETIVOS em Libras. 2021. 1 vídeo (6min). Publicado pelo canal Clube de Libras UFC. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=HDu_i3bmL5I&t=4s>. Acesso em: 18 mai. 2022.

ALFABETO Manual, numerais e cumprimentos. [S. l.: s. n.], 2022. 1 vídeo (19min18s). Publicado pelo canal Clube de Libras UFC. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ST4lj_T25Bs>. Acesso em: 18 mai. 2022.

CLUBE DE LIBRAS UFC. 20 curiosidades da Libras para iniciantes. 2021. Disponível em: <www.clubedelibras.ufc.br/20curiosidades-libras>. Acesso em: 18 mai. 2022.

______. Aprendizagem Cooperativa nos encontros do Clube de Libras. 2021. Disponível em: <www.clubedelibras.ufc.br/ap-cooperativa>. Acesso em: 17 mai. 2022.

______. Materiais de Libras. 2021. Disponível em: <www.clubedelibras.ufc.br/materiais>. Acesso em: 17 mai. 2022.

______. Vídeos de atendimento à Comunidade Surda. 2020. Disponível em: <www.clubedelibras.ufc.br/videos-atendimento>. Acesso em: 20 mai. 2022.

COMO atender um surdo em Libras [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (15min1s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8w89hzB8nzk>. Acesso em: 19 mai. 2019.

E SEU NOME é Jonas. Direção: Richard Michaels. Nova York: Metro Goldwyn Mayer, 1979. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=pc8mM0DHRB4>. Acesso em: 18 mai. 2022.

GESSER, Audrei. Libras? Que língua é essa? : crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

JOHNSON, David W.; JOHNSON, Roger T.; SMITH, Karl A. Cooperative Learning returns to college: what evidence is there that it works? Change: The Magazine of Higher Learning, p. 26-35, 25 mar. 2010. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/00091389809602629>. Acesso em: 01 set. 2021.

LUGARES públicos em Libras. 2021. 1 vídeo (4min31s). Publicado pelo canal Rebeca Nemer. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=NjRRf7YuIdE>. Acesso em: 18 mai. 2022.

MESES e Dias da Semana em Libras. 2021. 1 vídeo (9min3s). Publicado pelo canal Clube de Libras UFC. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=a0EJ3XAbQIE>. Acesso em: 18 mai. 2022.

MONTEIRO, Cristiano. Conhecendo VV – Visual Vernacular na Comunidade Surda. 7 ago. 2020. Facebook: @handtalkBR. Disponível em:
<https://pt-br.facebook.com/handtalkBR/videos/conhecendo-vv-visual-vernacular-na-comunidade-surda/1025930141155548/>. Acesso em: 18 mai. 2022.

REDE SURDOS UFC. Site. 2021. Disponível em: <https://redesurdosce.ufc.br/>. Acesso em: 18 mai. 2022.

VÍDEO Aula – Libras “Período de Tempo e Calendário” Rebeca Nemer. 2016. 1 vídeo (2min10s). Publicado pelo canal Rebeca Nemer. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=lfGcvMT43nU>. Acesso em: 18 mai. 2022.

SOARES, R. L. O intérprete de Libras: desafios e possibilidade de atuação com o educando surdo na unidade escolar. Edição n. 21, 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Guia de normalização para elaboração de referências da Universidade Federal do Ceará / Universidade Federal do Ceará, Biblioteca Universitária, Comissão de Normalização. Fortaleza, 2020. 111 p. Disponível em: <www.biblioteca.ufc.br/normalizacao-de-trabalhos-academicos>. Acesso em: 18 mai. 2022.

VALORES monetários na Libras [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (7min41s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=srKh8nlw-Oc>. Acesso em: 20 mai. 2022.

VÍDEO Aula – Libras “Período de Tempo e Calendário” Rebeca Nemer. 2016. 1 vídeo (2min10s). Publicado pelo canal Rebeca Nemer. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=lfGcvMT43nU>. Acesso em: 18 mai. 2022.

WHEELAN, Susan A. The handbook of group research and practice. 1ª edição. California: SAGE Publications, 2005, p. 445. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=Uh51AwAAQBAJ&dq=kafka+cooperation+individualism&hl=pt-BR&lr=>. Acesso em: 17 mai. 2022.
.
.

12) Declaração final dos Participantes (exemplo): [neste link]

.–>Informações: clubedelibras@ufc.br

Acessar Ir para o topo